O segmento de smartphones dobráveis está a crescer e esta tendência parece que vai manter-se durante este ano.
A Samsung continua a liderar este mercado e em 2022 vendeu quase 12 milhões do total de 14,2 milhões de smartphones dobráveis vendidos a nível global.
Samsung é líder destacada no segmento de smartphones dobráveis
As últimas análises de mercado indicam que o segmento de smartphones dobráveis cresceu e irá continuar a crescer durante o ano de 2023. A informação chega através da empresa Canalys, assim como da publicação Financial Times que avançam que a Samsung é a líder deste segmento.
Esta é uma informação que não é nova. A marca sul-coreana foi uma das pioneiras e continua a lançar, todos os anos, novos equipamentos dobráveis que mantêm os utilizadores interessados.
Mas a novidade está na dimensão do sucesso dos dobráveis da Samsung. De acordo com as fontes referidas, a girante sul-coreana é responsável pelas vendas globais de quase 12 milhões de unidades a nível global. Tendo em conta que o total de smartphones dobráveis vendidos em 2022 foi 14,2 milhões, a Samsung recolheu a fatia maior de receita e é a líder destacada deste segmento.
Por sua vez, a Huawei vendeu menos de dois milhões de unidades dobráveis enquanto a OPPO, Vivo, Xiaomi e Honor são responsáveis por menos de um milhão de vendas.
Mas as notícias não são boas para todas as marcas presentes no segmento. A Motorola lançou, a nível global, o novo Razr 2022, mas este não desfrutou de muito sucesso no mercado. A marca detida pela Lenovo vendeu apenas 40.000 unidades, globalmente, do seu dobrável.
Mas se 2022 foi um ano complicado para o mercado de smartphones de uma forma geral, prevê-se que 2023 seja mais benéfico para o segmento de dobráveis. A publicação Financial Time estima que as vendas globais deste tipo de equipamento se situem nos 30 milhões.
Razões para o crescimento do segmento de smartphones dobráveis
Mas qual é o segredo do agora crescente sucesso de smartphones dobráveis? De acordo com vários especialistas de mercado esta procura crescente fica a dever-se ao desejo dos utilizadores por ecrãs maiores e tecnologias mais inovadoras.
Os utilizadores procuram experiências únicas e futuristas que os ditos smartphones convencionais podem não estar preparados para fornecer.
E, pelos números revelados agora por este novo relatório, há milhões de utilizadores dispostos a pagar um preço mais elevado para ter na sua mão um equipamento inovador. Esta tendência, aliás, é também sentida no mercado de smartphones convencionais com o sucesso de vendas de modelos como o Galaxy S23 Ultra e, sobretudo, o iPhone 14 Pro Max da Apple.
Editores 4gnews recomendam: