Samsung vai esmagar o Apple A14 Bionic com o seu novo chip Exynos 2200

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O processador de próxima geração da Samsung para dispositivos móveis como smartphones e tablets Android será o Exynos 2200, atualmente em desenvolvimento. Todavia, segundo os novos relatos este chip superará as capacidades do Apple A14 Bionic.

Contamos com a apresentação oficial do novo processador Samsung no final de 2021, a ser integrado nos produtos de próxima geração, em 2022 como, por exemplo, os Galaxy S22. Até lá, já temos diversas informações sobre a nova geração de SoC's.

O Exynos 2200 é o processador de próxima geração da Samsung

Segundo as fugas de informação até ao momento a Samsung prepara já o Exynos 2200, processador topo de gama de próxima geração. Esta solução de processamento para dispositivos móveis destacar-se-á pela colaboração com a AMD.

Mais concretamente, com a integração de uma nova gráfica extremamente poderosa graças à arquitetura AMD RDNA. Este é o "segredo" da Samsung que lhe permitirá dar um grande salto quantitativo no poder de processamento para o seu novo SoC.

Assim sendo, a indústria espera agora pela apresentação do novo chip e, de acordo com relatos com origem na Coreia do Sul, a Samsung apelidou este novo SoC de "Voyager". O seu desenvolvimento estará já nas últimas fases, antecedendo a apresentação.

Mais concretamente, contamos com gráficos AMD RDNA2 com a nova micro arquitetura. Note-se que esta é a mesma tecnologia empregue nas consolas de nova geração como a PlayStation 5, Xbox Series X, bem como na gráfica AMD Radeon RX.

O chip Samsung terá gráficos AMD RDNA2 tal como a consola PS5

Mais ainda, de acordo com uma fonte sediada na China, os primeiros testes de benchmarks do Exynos 2200 são incríveis. De acordo com o relato, a GPU desde novo processador já foi testada na GFXBench. Adicionalmente, terá alcançado uma taxa de quadros (frame rate) de 190,7 fps na plataforma Manhattan 3.1 a 1080p Full-HD.

Ademais, no teste Aztec Ruins o chip Exynos 2200 terá superado o Apple A14 Bionic, atualmente o processador mais poderoso da Apple para dispositivos móveis, presente na geração iPhone 12. Algo que, em boa verdade, não é de estranhar tendo em conta que o A14 Bionic já tem cerca de um ano e o Exynos 2200 está ainda em desenvolvimento.

Não obstante, importa frisar que além do grande salto no poder de processamento gráfico (GPU), o Exynos 2200 também apresentará sérias melhorias no CPU. Isto é, no poder de processamento geral graças à arquitetura de 3 clusters ou grupos.

O Exynos 2200 terá superado o Apple A14 Bionic

O novo processador Exynos 2200 terá assim três grupos de núcleos. O primeiro será um super núcelos Cortex-X1 para as tarefas extremas como jogos. Em seguida terá três núcleos Cortex-A78 para as tarefas moderadas e quatro núcleos Cortex-A55.

Em síntese, terá um novo núcleo de grandes dimensões para dar resposta às tarefas extremamente exigentes, três núcleos para as tarefas algo exigentes, bem como quatro núcleos menores para as tarefas simples.

Contamos assim com um Exynos 2200 extremamente poderoso no quesito gráfico. Aliás, de acordo com algumas fugas de informação este chip poderá superar o Snapdragon 898 de próxima geração da Qualcomm e competir com o A15 Bionic.

Há ainda muito para descobrir sobre os processadores de próxima geração, mas certo é que estes serão os "motores" dos melhores smartphones em 2022.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple esmaga a concorrência no mercado de tablets na Europa segundo a Canalys
  • Samsung Galaxy Z Fold 3 já está a superar as expectativas da marca
  • Apple já verificava o iCloud e e-mails à procura de material de abuso de crianças desde 2019
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.