Samsung vai além do Android 13 da Google na atualização One UI 5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

O Android 13 da Google chega, muito em breve, aos vários smartphones Samsung disponíveis em Portugal. Fá-lo com a próxima grande atualização de sistema para a marca, com a disponibilização da interface One UI 5, a mais recente iteração da UI.

Nas próximas semanas, a Samsung irá iniciar o processo de atualização oficial da sua interface, a One UI 5. Fá-lo para que os utilizadores Galaxy possam ter acesso a um novo conjunto de funcionalidades e uma maior personalização da interface e utilização de dispositivos móveis.

Em suma, é uma atualização de um software mais intuitivo e alinhado ao tipo de utilização e gostos de cada utilizador.

Mais personalização para usarem os smartphones Samsung

One UI 5

A interface One UI 5 representa a experiência móvel mais personalizada de sempre da Samsung. Foi concebida para dar às pessoas maiores opções para definir os seus dispositivos exatamente como gostariam. Ora, isso começa com a comunicação.

A nova funcionalidade Bixby Text Call permite aos utilizadores comunicar da forma que lhes for mais conveniente. Aliás, com a Chamada de Texto Bixby é possível responder a chamadas telefónicas digitando simplesmente uma mensagem.

Em seguida, a Bixby, plataforma inteligente da Samsung, converte o texto em áudio e partilha-o, no nosso nome. Fá-lo diretamente com a pessoa que faz a chamada, além de mostrar o que o interlocutor diz. Assim, convertendo a nossa voz em texto.

Esta funcionalidade é perfeita para aqueles momentos em que precisa de comunicar, mas estamos num local com elevado ruído de fundo, como, por exemplo, um comboio em movimento ou um concerto de música.

Em suma, com esta funcionalidade, pode atender as suas chamadas em qualquer ambiente e qualquer circunstância.

Combinar o smartphone Samsung com o estilo de vida

Samsung Android 13 One UI 5

Tudo o que precisamos num smartphone, refere a própria marca. As características que usamos na rotina matinal para levantar e ficar ativo podem não ser as mesmas que nos mantêm concentrados durante o dia de trabalho.

Portanto, com as Rotinas podemos desencadear uma sequência de ações no dispositivo com base nas suas atividades. Além disso, com os Modos da One UI 5, podemos criar configurações personalizadas para diferentes momentos da vida.

Portanto, desde dormir e relaxar até ao exercício físico e à condução. Assim, e consoante o local onde o utilizador se encontra, as definições do telefone serão alteradas de acordo com a sua atividade ou situação.

Por exemplo - Silêncio no Trabalho, e Normal em casa durante o dia.

Modo Escuro automático quando for hora de Relaxar

Samsung Android 13 One UI 5

Mais ainda, por exemplo, enquanto pratica exercício físico, a sua prioridade pode ser silenciar notificações para que nos mantenhamos concentrados e a ouvir música.

Em alternativa, e quando é hora de dormir, desligar os sons e ligar o modo Escuro pode ajudar-nos a relaxar.

A One UI 5 também oferece um novo visual que torna a experiência do utilizador mais acolhedora e otimizada. Com efeito, desde ícones de aplicativos mais arrojados e simples até um simplificado esquema de cores.

Linguagem de design mais cuidada na One UI 5

Nota-se que realmente a Samsung prestou atenção aos detalhes para uma experiência mais envolvente e foi mais além que a Google no seu Android 13.

Samsung Android 13 One UI 5

Além disso, a Samsung desenvolveu as notificações na One UI 5 para serem mais intuitivas, de fácil leitura. Isto além de oferecer botões de resposta e de cancelamento mais definidos ao receber uma chamada através do redesenhado visor de chamadas pop-up.

Mais personalização para o utilizador de smartphones Samsung

Samsung Android 13 One UI 5

Além dos aspetos gerais de design, a personalização e a capacidade de se expressar é também uma parte fundamental da experiência móvel.

Assim, de modo a levar este elemento ao próximo nível, One UI 5 suporta uma maior e fácil personalização diretamente no ecrã de bloqueio.

Fá-lo com apenas alguns toques, pode cortar um vídeo e torná-lo numa tela em movimento do seu smartphone. Aliás, podemos tornar o ecrã de bloqueio ainda mais personalizado alterando o papel de parede, estilo de relógio, e pop-ups de notificação.

Experiência (mais) envolvente que o Android 13 da Google

Samsung Android 13 One UI 5

Em seguida, além de proporcionar opções para construir um aspeto mais personalizado do smartphone, a One UI 5 também possui novas funcionalidades que ajudam a fazer as coisas de forma mais eficiente.

Por exemplo, os widgets na One UI 5 vêm com novas opções e com a capacidade de widgets sobrepostos. Isto para manter o ecrã principal limpo e organizado.

Samsung Android 13 One UI 5

Com efeito, esta nova funcionalidade permite arrastar e largar widgets uns sobre os outros e deslizar para a esquerda ou direita de forma intuitiva. Assim, liberta espaço no ecrã para um uso mais eficiente.

A fim de ajudar a agilizar ainda mais as tarefas e atividades móveis, a One UI 5 também vem com novas sugestões de widgets.

Portanto, com base nos padrões de utilização e no contexto da sua atividade móvel, são sugeridas, automaticamente, aplicações e ações que tornam a experiência móvel ainda mais aprimorada.

Extrair texto a partir de imagens é fácil na One UI 5

Samsung Android 13 One UI 5

O melhor de tudo? Podemos facilmente extrair texto de imagens e colá-lo numa nota.

Portanto, quer estejam a captar os detalhes de um evento a partir de um cartaz que deseja enviar a um amigo, ou a guardar facilmente um número de telefone de um cartão de visita. Em todos estes casos, a One UI 5 torna mais fácil e eficiente este tipo de tarefas de extração de texto inteligente.

Samsung Android 13 One UI 5

Além disso, podemos também controlar todos os dispositivos ligados ao seu smartphone no novo menu Dispositivos Ligados. Local onde podemos aceder a todas as ferramentas que funcionam com outros dispositivos como Quick Share, Smart View e Samsung DeX.

Além disso, também teremos acesso facilitado ao menu Auto switch Buds, que permite mudar automaticamente os Buds de um dispositivo para outro. Em suma, para um funcionamento contínuo entre dispositivos.

Segurança no cerne da mais importante atualização Samsung

Samsung Android 13 One UI 5

A Samsung compreende que não há privacidade sem segurança. Por isso, na One UI 5 estas duas configurações foram reunidas num painel de instrumentos claro e fácil de navegar.

Assim, tornando mais fácil manter o dispositivo protegido e a informação sensível privada.

Este novo painel de segurança e privacidade foi concebido para ser o mais simples possível, de modo a tornar rápido e fácil de entender o estado do dispositivo.

Em suma, com um olhar rápido, pode obter uma visão geral da segurança do seu dispositivo e encontrar sugestões e avisos em função do estado.

Por outro lado, para garantir que a informação privada permanece privada, a One UI 5 também apresenta uma nova notificação no Painel de Partilha que avisa o utilizador se estiver prestes a partilhar involuntariamente uma fotografia que contenha informação potencialmente sensível. Conteúdos tal como uma imagem do seu cartão de crédito ou débito, carta de condução, cartão do cidadão ou passaporte.

Por fim, já sabemos quando é que as novidades começam a chegar aos utilizadores da Samsung em Portugal. Para tal, podem seguir esta publicação com a calendarização da atualização.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.