Durante anos, a Google tem vindo a desenvolver um novo sistema operativo que conhecemos como Fuchsia OS. Muito pouco se sabe sobre oficialmente este projeto, mas muitos acreditam que este será o sucessor do Android.
Sendo a Samsung uma das principais parceiras da Google e do Android, o novo rumor não surge como uma grande surpresa. Ice Universe aponta que a empresa sul-coreana vai futuramente adotar o Fuchsia OS.
Samsung poderá ser uma das principais parceiras da Google para o Fuchsia OS
Ainda não temos qualquer indicação de quando é que a Google irá lançar o Fuchsia OS para o mercado. Os rumores sustentam que a primeira versão do sistema operativo possa surgir em breve, mas poderá tratar-se apenas de uma compilação de testes.
Posto isto, é ainda cedo para perceber quais serão os produtos onde a Samsung irá incorporar este novo software. Esse ponto não ficou esclarecido com as novas informações veiculadas por Ice Universe.
Dada a panóplia de equipamentos onde se espera que o Fuchsia OS funcione, o leque de opções da Samsung será igualmente vasto. Os smartphones deverão ser um dos mercados afetados por esta mudança, mas não podemos descurar outros produtos do portefólio da sul-coreana.
Na minha opinião, esta transição para o Fuchsia OS será algo natural nas operações da Samsung. Sendo a sul-coreana amplamente dependente do software da Google, faz todo o sentido que seja igualmente uma das suas parceiras quando o Fuchsia OS for uma realidade no mercado.
A Samsung até tentou a sua sorte com o Tizen OS nos seus smartphones, mas a aposta esteve longe de ser bem sucedida. Até o uso deste sistema operativo nos seus smartwatches parece ter os dias contados, com os rumores a apontar para a presença do Wear OS nos novos modelos.
Fuchsia OS quer fazer aquilo que o Android não conseguiu
O Fuchsia OS é um dos mais misteriosos projetos que a Google tem em mãos. Há anos que sabemos da sua existência, porém, continuamos sem saber muito bem aquilo que ele terá para oferecer.
Sabe-se que está a ser desenvolvido com base num kernel proprietário da Google, o que certamente lhe dará mais poderes de suporte. Assim sendo, espera-se que o Fuchsia OS seja mais célere no que concerne às atualizações, sendo finalmente um rival à altura do iOS neste quesito.
Outro ponto relevante que se especula é o suporte para vários equipamentos. Além dos smartphones, espera-ase que o Fuchsia OS funcione em tablets, computadores e outros produtos tecnológicos, sendo capaz de adaptar naturalmente a cada um desses formatos.
Em suma, o Fuchsia OS promete bastante, mas para já não passa disso mesmo. Será imperativo aguardar pela revelação oficial do sistema operativo para percebermos realmente de que forma ele poderá mudar o mercado.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung prepara novo ecrã com uma resolução impressionante
- Samsung prepara lançamento de dois smartwartch com algo muito desejado
- Google recebe multa de 100 milhões de euros devido ao Android Auto