Samsung trabalha em smartphone dobrável como nunca viste

Bruno Coelho
Comentar

A Samsung é a líder de mercado de smartphones dobráveis com larga distância. Produtos como o Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 mostram maturidade suficiente para se tornarem apostas de alguns consumidores. Mas a fabricante sul-coreana parece querer ir mais além.

Em meados de 2021, a Samsung Electronics entregou uma patente na World Intellectual Property Organization (WIPO). Esta foi aprovada e publicada a 20 de janeiro deste ano, e mostra um smartphone dobrável como nunca viste.

Samsung regista patente para smartphone que se desdobra parcialmente

Visto de frente, este parece um smartphone como tantos outros. Mas a verdade é que este se pode desdobrar parcialmente na parte superior fazendo aparecer um ecrã escondido atrás. Esse conceito foi posto em prática pelo site LetsGoDigital com a ajuda do criador de conceitos Concept Creator.

Este não é o típico smartphone com dois ecrãs que já vimos algumas fabricantes lançar no passado. Trata-se um painel flexível no canto superior esquerdo que se junta à parte frontal, tendo um formato em ‘P’ quando desdobrado.

Para tornar isto possível, temos uma dobradiça desenhada para não quebrar facilmente. Isto porque o utilizador pode dobrar o ecrã mais do que seria suposto. Este conta com vidro ultrafino, presente nos mais recentes dobráveis da marca.

Mas afinal para que serve um ecrã deste género num smartphone?

Imediatamente vêm à cabeça algumas soluções. A mais óbvia é a visualização de vídeos sem que para isso tenhamos de colocar o smartphone em modo paisagem. Outra é a possibilidade de melhor visualização em fotografias ultrawide. Uma solução deste género terá sempre em mente o multitasking.

Recorde-se que algo semelhante foi conseguido com o LG Wing. Este tem dois ecrãs sobrepostos, sendo que o segundo é rotativo, proporcionando um formato em ’T’ quando desdobrado.

Por enquanto esta é apenas uma patente, mas a Samsung já mostrou que não tem receio em apostar em smartphones arrojados. Vês utilidade neste formato? Dá-nos a tua opinião sobre esta patente nos comentários.

Editores 4gnews recomendam:

  • Segway KickScooters GT2: nova trotinete elétrica dá 70km/h e tem autonomia incrível
  • Samsung Galaxy S22 Ultra falha liderança de melhor ecrã de smartphone do mundo
  • Atenção! Xiaomi Portugal alerta para publicações falsas de contas não oficiais
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.