A próxima geração de smartphones deve ser apresentada no início de fevereiro de 2023. Entretanto, as fugas de informação dão-nos as prováveis configurações para os novos Samsung Galaxy S23 e temos algumas surpresas, mas não no design que permanecerá idêntico ao da atual geração Galaxy S22.
Há, porém, alterações técnicas que entregarão ao utilizador mais argumentos para comprar o telefone e, a longo prazo, manterão o produto com valor e utilidade. Em particular, verso aqui sobre as atualizações de software com o suporte alargado à sua One UI.
Atualizações garantidas com suporte oficial e novas versões do Android
Em simultâneo, e conforme apontam os últimos rumores, a fabricante sul-coreana terá abdicado das opções com 128 GB de armazenamento interno nos dois modelos mais acessíveis, os S23 e S23+.
Ou seja, aplicará uma só configuração de 256 GB de armazenamento interno e 8 GB de memória RAM nestes smartphones Android, mas há mais para apreciar nestes flagships do (novo) ano.
Ainda assim, não posso senão voltar a louvar o esforço que a tecnológica sul-coreana tem desenvolvido no grande mercado de dispositivos móveis ao atualizar, rapidamente, até os seus modelos de entrada. Para o consumidor, isto é uma forte mais-valia, mantendo os seus smartphones protegidos e com novas funções, aumentando assim o seu valor implícito.
8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento nos Galaxy S23 e S23+
Em seguida, não posso senão atentar nos leaks mais recentes, algo que já demos a conhecer na 4gnews. Há também uma estratégia de uniformização do produto com os S23 e S23+ a ficarem mais parecidos nas suas especificações técnicas. Na prática, facilitando também a tarefa de escolha de um novo smartphone na hora da compra.
Segundo uma das mais recentes fugas de informação divulgadas através do Twitter, a próxima geração de smartphones terá apenas uma configuração em determinados modelos. Conforme informa o leaker Ahmed Qwaider, nos modelos Galaxy S23 e Galaxy S23+ (Plus), os consumidores terão a escolha simplificada.
Tal como podemos observar nas suas declarações, os terminais terão 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno como configuração única. Por outro lado, o modelo de topo, o Samsung Galaxy S23 Ultra terá três configurações disponíveis, a saber:
- 256 GB
- 512 GB
- 1 TB
Trio de smartphones começará nos 256 GB de armazenamento interno
Em suma, para 2023 a tecnológica sul-coreana apresentará um valor base de 256 GB para o trio Galaxy S23, retirando do mercado a configuração base de 128 GB. Pese embora aguardemos pela confirmação oficial destas informações, seria uma bonificação para o utilizador.
Por outro lado, o modelo Galaxy S23 Ultra, o flagship, manterá a possibilidade de escolher entre as capacidades de 256 GB, 512 GB ou 1 TB de armazenamento interno. De qualquer modo, em todos os modelos a anterior configuração base desaparecerá.
Não dispomos, de momento, de mais informações sobre o porquê desta decisão, mas acreditamos que venha efetivamente beneficiar o utilizador do telefone. Por isso mesmo, considero-a uma das melhores decisões, senão mesmo a melhor.
Modelo Galaxy S23 Ultra será o flagship da Samsung
No demais, os novos Galaxy S23 estarão mais poderosos e capazes do que nunca, não que tal constatação venha surpreender o leitor 4gnews, mas não deixa de ser uma verdade expectável.
Para os utilizadores mais exigentes, o modelo Ultra trará as melhores configurações de câmara fotográfica, mais opções de armazenamento e RAM (até 12 GB), além da poderosa caneta da marca, a sua icónica S-Pen.
Sobretudo para os saudosos da linha Galaxy Note, este será o modelo a comprar assim que chegue também a Portugal, provavelmente em meados a final de fevereiro de 2023.
8 GB de memória RAM não surpreendem, mas não devem desiludir em 2023
Por outro lado, a quantidade de memória RAM não surpreende em 2023. Trata-se de um valor que poderá, muito provavelmente, sem expandido virtualmente, a mando e configuração do utilizador, mas provavelmente nem será necessário para um uso comum.
Note-se que a expansão virtual de memória RAM consiste na alocação de parte do armazenamento interno, quando este tem velocidades de leitura e escrita rápidas o suficiente, como memória de acesso aleatório (RAM) para o telefone.
Por fim, resta-nos aguardar pela chegada de fevereiro, quiçá no dia 1 do segundo mês, para conhecer esta gama de telefones e, aí sim, aferir a veracidade destas alegações.
Editores 4gnews recomendam: