Samsung tem uma surpresa reservada já para o próximo ano que vai desafiar a Apple e a Meta

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Este ano, a Samsung apresentou o seu primeiro anel inteligente e para o ano a gigante sul-coreana pretende apresentar mais um dispositivo novo no seu já vasto portefólio de equipamento.

Falamos dos óculos XR que, de acordo com os rumores mais recentes, vão chegar no terceiro trimestre de 2025 e competir diretamente com a Meta. Mas a Apple também vai ter mais um rival Samsung.

Samsung quer desafiar Meta no campo das especificações

Imagem alusiva sobre uma pessoa a usar óculos XR
Os óculos Samsung XR vão ter um design semelhante a óculos convencionais Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Dizem os rumores que a Samsung vai produzir, numa primeira fase, 500 mil unidades dos seus óculos XR. Estes, que contam com a colaboração da Google, vão partilhar várias especificações com o modelo da Ray-Ban e Meta, com um claro desafio a Mark Zuckerberg.

Desde logo a começar pelo processador. Tal como o modelo Ray-Ban Meta, também os Samsung XR estão equipados com o chip Qualcomm AR1, assim como com uma bateria de 155 mAh.

O dispositivo Samsung vai registar na balança singelos 55 gramas e incluir uma câmara de 12 megapixéis. Surpreendentemente, o modelo não vai incluir qualquer tipo de ecrã.

Mas as boas notícias é que vai contar com o assistente IA Gemini para tarefas como pagamentos, reconhecimento de códigos QR, além de reconhecimento de gestos e de rostos.

Estes atributos vão diferenciá-lo do rival Ray-Ban Meta que apenas usa tecnologia IA para leitura de códigos QR, lembretes e visualização de tradução.

Samsung também vai disparar na direção da Apple

Mas parece que a Samsung não se vai ficar por desafiar a Meta. De acordo com os rumores, a gigante sul-coreana prepara também a chegada de um dispositivo XR premium de alto desempenho para competir diretamente com o Apple Vision Pro.

Segundo as informações divulgadas, este modelo vai chegar equipado com o processador XR2+ Gen 2 da Qualcomm e com ecrãs de alta resolução.

Este dispositivo terá também um poder de computação maior, já que a sua função será fornecer experiências imersivas aos utilizadores.

Os rumores não esclarecem se ambos os dispositivos XR da Samsung vão ser disponibilizados em simultâneo e a nível global.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt