Samsung: sucesso do Galaxy S24 versus possível queda nos smartphones dobráveis

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje a Samsung é também notícia pelo sucesso de vendas do Galaxy S24, mas também por uma nuvem negra que aproxima-se do segmento de smartphones dobráveis da marca.

De acordo com o leaker Revegnus, a mais recente geração de smartphones premium continua a registar bons números de vendas, a nível global. Mas a empresa Display Supply Chain Consultants está a avançar que a Samsung pode perder a liderança do mercado de dobráveis para uma concorrente inesperada: a Huawei.

Galaxy S24 aumentam vendas em dois dígitos

imagem do Samsung Galaxy S24 Ultra na mão de uma pessoa
O Samsung Galaxy S24 Ultra é o favorito dos utilizadores e o 4gnews já o testou Crédito@BrunoCoelho/4gnews

Ainda que a Samsung não forneça dados concretos sobre a venda dos seus terminais móveis, o leaker Revegnus está a divulgar, na rede social X, um relatório da Counterpoint Research sobre as vendas globais da série Galaxy S24.

Durante as três primeiras semanas de disponibilização, os modelos conseguiram aumentar em dois dígitos as vendas, face à geração anterior. De acordo com este relatório, este sucesso foi obtido nos mercados dos EUA, Coreia do Sul e Europa Ocidental.

According to Counterpoint Research, the global sales of the Galaxy S24 series during the initial three weeks (1/28-2/17) increased by 8% compared to the same period last year. Counterpoint Research attributes this rise to consumer expectations for newly added generative AI… pic.twitter.com/264ds9C0Bz

— Revegnus (@Tech_Reve) 11 de março de 2024

Mas, sem dúvida alguma, a estrela da companhia é o Galaxy S24 Ultra que consegue vender mais sozinho que o Galaxy S24 e S24+ juntos. Pelo menos, essa é a conclusão retirada do período de venda compreendido entre 28 de janeiro e 17 de fevereiro.

Os analistas de mercado apontam as funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial como um dos maiores atrativos desta série para os utilizadores.

Huawei pode superar Samsung no mercado de smartphones dobráveis

Nos últimos anos, a Samsung tem liderado o mercado de smartphones dobráveis, de uma forma bastante tranquila. Mas, de acordo com a empresa Display Supply Chain Consultants (DSCC), a gigante sul-coreana corre o risco de perder o domínio neste segmento para a rival Huawei.

Segundo dados revelados pela DSCC, de outubro a dezembro de 2023, a Samsung foi líder no mercado de dobráveis, mas com menos vendas do que o esperado. Por sua vez, a Huawei e a Honor ganharam quota de mercado, exatamente neste período.

No último trimestre de 2023, o modelo mais vendido foi o Galaxy Z Flip5, logo seguido pelo Huawei Mate X4 e pelo Honor Magic Vs2.

Diz a empresa DSCC que no primeiro e segundo trimestre de 2024, a Huawei vai superar a Samsung e liderar este segmento de smartphones, graças às vendas dos modelos Mate X5 e Pocket 2.

A Samsung só irá lançar as novas gerações de dobráveis Galaxy Z Fold6 e Galaxy Z Flip6 no início do verão, o que pode permitir à marca chinesa consolidar a sua posição neste segmento.

A DSCC fecha as suas previsões afirmando que espera que o mercado global de smartphones dobráveis, registe no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 105% ano após ano.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt