Hoje em dia (praticamente) todos os utilizadores sabem perfeitamente que o sistema operativo Android pertence à Google. No entanto, são muito poucos os que sabem que toda a sua história poderia ter sido diferente, caso a Samsung não tivesse decidido que seria uma boa ideia rir-se na cara de Andy Rubin.
Fred Vogelstein revelou no seu livro "Dogfight: How Apple and Google Went to War and Started a Revolution", revelou detalhes incríveis sobre uma reunião entre a equipa de programadores do Android e executivos da Samsung. Esta reunião aconteceu em Seul, no final de 2004, e resultou num dos maiores erros da Samsung.
Andy Rubin apresentou a sua ideia/projeto para o sistema operativo Android, mas os executivos da Samsung não ficaram impressionados e acabaram mesmo por se rir na cara do criador do Android. De acordo com Rubin, um dos representantes da Samsung disse mesmo: "Tu e que exército vão avançar e criar isto? Tu tens seis pessoas. Estás drogado?".
Google apressou-se a comprar o Android e o seu futuro mudou para sempre
Apesar da reação extremamente negativa por parte dos executivos da Samsung, Andy Rubin acabou por não ficar a pensar no assunto durante muito tempo. Passadas algumas semanas, Rubin e a sua equipa apresentaram a mesma ideia à Google, que rapidamente se apressou e lançou-lhes uma proposta de 50 milhões de dólares.
Obviamente, depois de ficarem a saber da proposta da Google, os executivos da Samsung aperceberam-se do grande erro que tinham acabado de cometer. Ainda tentaram contactar Andy Rubin para discutir a proposta apresentada, mas já era demasiado tarde.
Hoje em dia, o Android é o sistema operativo móvel mais utilizado em todo o mundo, contando com mais de 2,5 mil milhões de dispositivos ativos. No entanto, todo o seu futuro podia ter sido muito diferente, pois não existe nenhuma certeza de que a Samsung teria implementado a mesma estratégia da Google.
Um dos grandes motivos pelo qual o Android conseguiu chegar onde chegou, foi o facto de a Google disponibilizado o sistema operativo como open-source, não cobrando nenhuma taxa às fabricantes para o utilizarem nos seus dispositivos. Caso a Samsung decidisse limitar a sua utilização aos seus dispositivos, toda a sua evolução podia ter seguido um caminho muito diferente.
Quem sabe, caso isso tivesse acontecido, talvez ainda hoje teríamos no mercado smartphones com o sistema operativo Symbian ou Windows Mobile.
Editores 4gnews recomendam:
- Queres um Samsung Galaxy Note 10 barato? Esta é a escolha
- Xiaomi Black Shark 3 à venda na Europa. Preço fantástico e especificações de sonho
- Google Duo recebeu nova funcionalidade que vais adorar! E mais surpresas estão a caminho