Samsung revela novo processador para smartphones que vai dar que falar - Exynos 1080

Filipe Alves
Comentar

Se gostas de smartphones sabes que a Samsung fabrica os seus processadores. Ainda que às vezes lá vejamos um processador Qualcomm ou MediaTek nos seus equipamentos, a maior parte deles oferece os chips da Exynos.

Este novo Exynos 1080 vai dar que falar por muitas razões, porém, a mais interessante é que é um processador de 5nm desenhado para dispositivos de gama média/alta.

Samsung Exynos 1080 não é para smartphones topo de gama

Processador Exynos 1080

Em síntese, a Samsung colocou o mesmo amor que normalmente coloca na construção do seu chip topo de gama neste novo 1080. O chip tem 5nm corre a 2.8GHz e é um octa-core capaz de dar desempenho e efeicência como nunca.

De forma mais simples, este novo Samsung Exynos 1080 consegue bater sem problemas 693 mil pontos no AnTuTu. Um número que só é batido pelos equipamentos topo de gama.

O mais interessante é que este chip não é feito para esses topo de gama. Esse processador ainda está para chegar. O novo Exynos 1080 será destinado à gama "A" ou possivelmente à nova gama "M" (que deverão lançar um média/alta).

Especificações do processador Samsung Exynos 1080

  • Octa-core 1+3+4 com arquitetura tri-cluster
  • Single-core Cortex A78 a correr 2.84GHz
  • Triple-core Cortex-A78 a correr 2.6GHz
  • Quad-core Cortex-A55 a correr 2.0GHz
  • GPU Mali-G78 MP10
  • Apoia RAM LPDDR4x / LPDDR5
  • Apoia memória UFS 3.1
  • Tecnologia 5G
  • Bluetooth 5.2

Os smartphones com este chip poderão também ter ecrãs QHD+ 90Hz de Refresh Rate ou FullHD+ com 144Hz de Refresh Rate. Por fim, este novo chip consegue aguentar com sensores de 200MP se o smartphone tiver apenas uma câmara fotográfica. Ou então uma dupla câmara de 32MP.

Em suma, este é um chip que vai revolucionar os smartphones de gama média/alta. Resta-nos saber quais serão os preços dos smartphones com este processador. Espera-se que os primeiros terminais da Samsung com o Exynos 1080 cheguem no início do próximo ano.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.