Samsung regista patente de smartphone rolável. Conhece o conceito

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Num recente registo de patente, a Samsung mostrou aquilo a que se pode chamar um smartphone rolável. O conceito da Samsung tira partido de um ecrã flexível, para criar um dispositivo com um painel que se estende usando um mecanismo de slide.

No uso normal, este seria um dispositivo que teria boa parte do seu ecrã escondido no corpo do smartphone. Visto de lado, conseguimos perceber onde está escondido o resto do ecrã. Aparentemente, este ecrã poderia ser estendido em cerca de 60%.

Esta patente foi descoberta pelo site Let’s Go Digital, e mostra-nos aquilo que à primeira vista parece ser um smartphone banal. Contudo, o ecrã rolável está escondido, e pronto a estender tornando o dispositivo bem mais alto.

Qual a utilidade de um ecrã deste género

Resta saber até que ponto este seria um dispositivo realmente útil para os utilizadores. Embora este aumente o tamanho do dispositivo, apenas o torna mais alto. Um smartphone dobrável, por exemplo, torna um smartphone num tablet quando desdobrado.

É isso que torna esta patente da Samsung um pouco questionável. É difícil encontrar razões onde possamos precisar de um ecrã tão alto. Esta seria uma solução interessante caso o objetivo fosse diminuir o tamanho “normal” do dispositivo para algo perto das dimensões de um cartão de crédito.

Neste momento a Samsung continua sem anunciar uma data de lançamento do seu smartphone dobrável. O Galaxy Fold tinha lançamento marcado para 26 de abril, mas os problemas de durabilidade atrasaram-lhe a chegada ao mercado. Mas a julgar por esta patente, a empresa continua a trabalhar em novas soluções.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S9 e S9+ recebem Modo Noite em atualização
  • Samsung é a favorita da Qualcomm para fabricar o Snapdragon 865
  • Capa do Samsung Galaxy Note 10 Pro mostra-nos como será o smartphone (vídeo)
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.