Samsung estará a desenvolver processador focado na Inteligência Artificial

Carlos Oliveira
Samsung processador Inteligência Artificial
Samsung prepara-se para lançar um processador para a Inteligência Artificial

São já várias as personalidades do mundo tecnológico que defendem que a Inteligência Artificial será uma das principais tendências dos próximos anos. Aos poucos as mais diversas empresas estão já a trabalhar neste tipo de tecnologias, nomeadamente em processadores dedicados ao efeito. Dentro em breve, a Samsung deverá entrar no jogo.

A Samsung já deu o primeiro passo na direção do futuro com o lançamento da sua própria Inteligência Artificial. Para o bem e para o mal, a Bixby já se encontra no mercado e é uma concorrente à Alexa e à Google Assistant.

Vê ainda: Apple iPhone X: analista prevê 50 milhões de pré-vendas

É certo que a Bixby não teve a melhor das receções no mercado. Para além de estar ainda num estado muito embrionário, principalmente para a realidade portuguesa, muitos se questionaram sobre a real necessidade da mesma com a presença no mercado das concorrentes acima mencionadas.

Samsung Galaxy Note 8 Bixby

Mas a gigante sul-coreana não se quer ficar por aqui no que toca à Inteligência Artificial. Segundo novos rumores, a Samsung estará já a desenvolver um novo processador com especial foco na Inteligência Artificial.

Novo processador da Samsung dotará a tua Inteligência Artificial de processamento offline

Se tal manobra não te soa estranha, tens toda a razões. A sua concorrente Huawei já fez algo semelhante com o lançamento do novo Kirin 970, o primeiro processador com uma unidade NPU dedicada.

De uma forma muito simples, este tipo de unidades de processamento confere ao smartphone em causa o processamento da Inteligência Artificial ao nível do equipamento. Desta forma, não só será possível dotar estas IA de novas funcionalidades, como tornar o seu desempenho muito mais rápido.

Será precisamente isto que a Samsung pretende fazer com o seu novo processador. Com este novo SoC, será possível à Samsung dotar a sua Bixby, ou outra qualquer IA, de processamento offline. Desta forma, será desnecessária uma conexão à internet para usufruíres de todas as potencialidades da Inteligência Artificial em causa.

Caso toda esta especulação se venha a confirmar, isto significa que estes novos tipos de processadores poderão ser muitos mais banais no futuro. Isto porque a Samsung também produz processadores para outras empresas, nomeadamente para a Qualcomm.

Se tudo isto te parece no mínimo prometedor, será melhor retraíres um pouco o teu entusiasmo. Segundo a fonte, a empresa coreana pretende lançar este novo processador nos próximos anos. Ficaremos assim a aguardar por mais informações e mais detalhes sobre os mesmos.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi 7 – Novos renders revelam design sem margens

Nokia 9: painel frontal terá curvas e margens reduzidas

Motorola lança App Pro para a câmara do Moto X4 na Google Play Store

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.