Samsung: primeiro tri-dobrável pode chegar em 2025, mas não é para todos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois da Huawei ter lançado o primeiro smartphone tri-dobrável do mundo e as vendas dos Galaxy Z Fold6 e Galaxy Z Flip6 terem sido mais “mornas” do que o esperado, a Samsung prepara-se para dar algo novo aos seus seguidores.

O primeiro smartphone tri-dobrável da marca pode ser lançado já este ano. Mas atenção, o lançamento pode estar limitado a mercados selecionados e o preço reservado para carteiras generosas.

Número de unidades produzidas será bastante abaixo do habitual

Samsung Galaxy Z Fold6
O tri-dobrável da Samsung terá um ecrã maior que o do Galaxy Z Fold6 aqui na imagem Crédito@Samsung

Poucas são as informações divulgadas sobre o primeiro dispositivo tri-dobrável da Samsung, mas o que se sabe aponta para que este seja um equipamento bastante exclusivo.

Em primeiro lugar, segundo informações chegadas dos media sul-coreanos, a Samsung tem planos para produzir “menos de 300 mil unidades” do seu tri-dobrável. A confirmar-se a informação, esta é uma produção que vai ficar bastante aquém do que é habitual neste segmento.

Tal fica a dever-se não só ao facto de ser um produto pioneiro que irá testar preferências do mercado, assim como a complexidade e custos de produção também não permitem que exista um número mais elevado de exemplares disponíveis.

Ora, tendo este importante fator em conta, é provável que o primeiro tri-dobrável da Samsung seja apenas disponibilizado em alguns mercados selecionados.

De resto, deverá seguir o exemplo do Galaxy Z Fold Special Edition e do seu rival Huawei Mate XT e ficar apenas ao alcance dos utilizadores asiáticos – e muito provavelmente somente na China é que será possível comprá-lo.

Quanto ao preço de venda ao público, neste momento é muito difícil definir um número exato, mas, mais uma vez, dada a complexidade do processo de produção, podemos apontar para um valor na ordem dos milhares de euros. Ora aqui será também um exclusivo somente ao alcance das carteiras mais generosas.

E as especificações?

Tal como já foi referido, poucas são as informações disponíveis. Mas os rumores apontam para que este dobrável adote um formato tipo G, diferente do design em S do rival Huawei Mate XT.

Na prática, o tri-dobrável da Samsung vai dobrar-se todo para dentro enquanto o modelo Huawei fecha em harmónica.

Outras fontes avançam que o terminal Samsung vai estar equipado com um ecrã de 12,4 polegadas, o que seria um feito incrível porque superava o Mate XT que conta com 10,2 polegadas.

E, para já, estas são as informações disponíveis. Mas se efetivamente o primeiro tri-dobrável da Samsung for lançado ainda este ano, é provável que nos próximos meses, mais revelações sejam feitas, especialmente depois de dia 22 de janeiro, data de apresentação da nova série Galaxy S25.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt