Samsung prepara um novo smartphone com ecrã transparente

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung é líder de mercado no que concerne a ecrãs para smartphones. É ela quem desenvolve os mais competentes painéis do mercado, por isso, é também a fornecedoras destes componentes para a maioria das marcas.

Além disso, a sul-coreana puxou os limites da engenharia e assumiu o papel de liderança no segmento de smartphones dobráveis. Para o futuro, a empresa estuda já outras abordagens, uma delas podendo passar pelos ecrãs transparentes.

Samsung assegura patente para um smartphone com ecrã extensível e transparente

O documento em causa foi submetido junto da Organização Mundial de Propriedade Intelectual e publicado ontem. Aí podemos observar um dos conceitos mais disruptivos já apresentados pela Samsung.

Com efeito, temo dois smartphones com ecrã extensível, com um a destacar-se do topo do equipamento e o outro da sua lateral. Mas aquilo que mais surpreende neste documento é a transparência desse ecrã.

Apenas a porção de ecrã que se destaca da estrutura do smartphone é transparente. À primeira vista pode parecer um smartphone convencional, mas a surpresa surge quando se desenrola o seu ecrã.

Os documentos submetidos pela Samsung não esclarecem o propósito destes ecrãs transparentes. A Realidade Aumentada é uma das aplicações possíveis para esta tecnologia, podendo facilmente unir o real com o virtual.

Como habitualmente sublinhamos relativamente a qualquer patente, nada garante que esta tecnologia chegue ao mercado. A Samsung possui a cobertura legal para a produção e comercialização desta tecnologia, mas não está obrigada a fazê-lo.

No que respeita a smartphones com ecrãs roláveis, esta não é a primeira patente da Samsung sobre o tema. Isso revela-nos que a sul-coreana está a estudar várias abordagens para a tecnologia.

Já relativamente a ecrãs transparentes, o desenvolvimento dessa tecnologia pela Samsung remonta a 2016. Todavia, esse projeto acabaria suspenso devido a alguns problemas, mas surge agora a possibilidade da sua ressurreição.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S21 FE 5G recebe pontuação de bateria vergonhosa
  • OnePlus Ace revelado pela marca em imagens reais
  • Xiaomi POCO C40: smartphone vai chegar com processador inesperado
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.