Samsung prepara o processador que vai fazer a concorrência tremer

Se os rumores se confirmarem, este pode ser o chip que coloca a Samsung de volta ao trono da performance.

Samsung chip exynos

Resultados impressionantes no Geekbench

O Exynos 2600, próximo chip da Samsung fabricado em processo de 2 nanómetros, apareceu recentemente no Geekbench com resultados que surpreenderam a comunidade de tecnologia.

O processador alcançou 3.309 pontos em single-core e 11.256 pontos em multi-core, valores que o colocam à frente do Snapdragon 8 Elite, presente na linha Galaxy S25.

Para comparação:

  • Snapdragon 8 Elite: 2.865 (single-core) / 9.487 (multi-core)

  • Apple A18 Pro (iPhone 16 Pro): 3.447 (single-core) / 8.575 (multi-core)

Na prática, isto significa que o novo chip da Samsung já consegue superar a Qualcomm em desempenho multi-core e até se aproximar do processador da Apple em tarefas single-core.

O que significa o processo de 2 nanómetros

O Exynos 2600 é baseado no processo de fabrico de 2 nanómetros, uma tecnologia que permite colocar mais transístores num espaço reduzido, resultando em chips mais potentes e eficientes em termos energéticos. Este processo é visto como o próximo grande salto na indústria dos semicondutores, depois dos atuais 3 nm.

Curiosamente, este mesmo processo de 2 nm esteve recentemente no centro das atenções por outro motivo: a TSMC, principal fornecedora de chips da Apple, revelou que ex-funcionários tentaram roubar segredos relacionados com esta tecnologia.

O caso já está em tribunal e os acusados arriscam até 14 anos de prisão.

Obstáculos de produção podem atrasar lançamento

Apesar do excelente desempenho, ainda não se sabe se a Samsung consegue produzir o Exynos 2600 em larga escala.

O fabrico desta tecnologia tem tido problemas de rendimento, o que pode obrigar a empresa a adiar a estreia do chip e lançá-lo primeiro noutros dispositivos, como os dobráveis, antes de chegar à linha principal - Os Galaxy S.

Além disso, há rumores que sugerem que a Samsung pode optar novamente por usar apenas chips Snapdragon 8 Elite Gen 2 no Galaxy S26, dexando o chip Exynos 2600 para apenas alguns mercados ou para uma fase posterior.

O futuro do Exynos 2600

Se conseguir resolver os atuais problemas de fabrico, o Exynos 2600 poderá representar um salto significativo para a Samsung, aproximando a marca da liderança em desempenho móvel.

Até lá, resta acompanhar os próximos meses para perceber se este processador estreia já no Galaxy S26 ou se ficará guardado para outros modelos no futuro.

Sugestão do dia:

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.
Anúncio de Fundo