
Nos últimos meses, muito se tem falado sobre a nova série de telemóveis Galaxy S da Samsung. Uma das grandes certezas era que, desta vez, não haveria Galaxy S26 Plus e haveria um Galaxy S26 Edge. Ora, parece que vai ser precisamente o contrário.
Um novo relatório indica que a Samsung poderá mesmo voltar ao “Plus” e descartar o Edge, pelo menos para o mercado global. A razão para isso pode ter a ver com os maus resultados de vendas do S25 Edge, que defraudam as expectativas criadas pela Samsung (via Phone Arena).
Ainda assim, note-se que o Galaxy S25 Edge foi colocado à venda apenas em maio. Ou seja, o principal “hype” em torno da nova série da Samsung aconteceu em janeiro, o que também pode influenciar a performance de vendas.
Se o Galaxy S26 Edge já estava em produção, o que pode acontecer ao certo?
O relatório mencionado pela Phone Arena sugere que o desenvolvimento do S26 Edge “já foi concluído”. Ou seja, já houve uma aposta clara neste smartphone, sendo que pode ser considerado um lançamento “separado” no futuro.
Isto é, em janeiro de 2026, previsivelmente, seriam lançados três modelos: Pro, Plus e Ultra. O Edge, por sua vez, poderia chegar num timing semelhante ao deste ano, ou seja, entre o fim da primavera e o início do verão.
É colocada ainda a possibilidade do Galaxy S26 Edge ser limitado apenas a alguns mercados, como a Coreia do Sul e a China, por exemplo. A aposta em telemóveis ultrafinos é cada vez maior e a Samsung tem concorrência forte nesta área.
Um exemplo disso mesmo é o Moto X70 Air da Motorola, que se tem destacado particularmente. Já se sabe que, todos os anos, há vários rumores sobre os telemóveis da Samsung, mas este ano o ruído tem sido especialmente grande.
Desde logo, pelo facto de deixar de haver um típico modelo de entrada, já que a versão inicial da série será o Galaxy S26 Pro. Depois, porque muitos fãs se têm desiludido com a não-evolução da série na bateria, o que vai contra aquilo que se tem verificado no mercado.
Também deixou algumas reticências a apreciação feita pelo “leaker” Ice Universe, muito popular no mercado, que disse que o único verdadeiro upgrade do Galaxy S26 Pro será mesmo a inclusão do nome Pro.
Ainda é cedo para tirar conclusões. Esperemos até janeiro de 2026, para ver se todo o ruído era efetivamente justificável ou não.