Samsung pediu e iFixit apagou o teardown do Galaxy Fold

Bruno Coelho

A Samsung pede, a Samsung tem. O teardown (desmontagem) feito pelo iFixit ao Galaxy Fold já não está disponível no site. O teste que partilhamos ontem com os nossos leitores revelava um dispositivo bastante frágil, e com 2 em 10 numa taxa de reparação. E aparentemente a Samsung não gostou.

O iFixit é conhecido pelos seus detalhados teardowns (desmontagens) feitos aos dispositivos mais relevantes no mercado. Ainda que não tenha sido lançado oficialmente (seria hoje, não fossem os problemas), o site conseguiu uma unidade de um parceiro e partilhou o teste feito.

Samsung Galaxy Fold

Pese embora estarmos a falar de uma unidade de teste, esta ação da Samsung parece querer atenuar a má publicidade que o teardown faz ao dispositivo. A verdade é que o teste durou dois dias online, antes de ser retirado. Mas como a Samsung deve saber “uma vez na internet, para sempre na internet”.

O pedido chegou através do parceiro que forneceu o Galaxy Fold ao iFixit

O iFixit é categórico da sua declaração pós-retirada do teardown. “Recebemos esta unidade de um parceiro de confiança”, começam por dizer. “A Samsung pediu, através do parceiro, que o iFixit removesse o teardown”, continua a declaração.

Samsung Galaxy Fold
Imagem: The Verge

Por que motivo o iFixit removeu o teardown?

Embora o site afirme que não tinha qualquer obrigação legal de remover o teste, acabou por fazê-lo. Porquê? Aparentemente por respeito ao parceiro que consideram um aliado. No entanto, a desmontagem voltará ao site assim que estes possam comprar o dispositivo no mercado.

Quanto às razões que motivam a Samsung, podemos especular. Em primeiro lugar, apagar a má publicidade que é feita ao dispositivo, já que põe a nu muitas das suas fragilidades. Por outro lado, o parceiro que forneceu o dispositivo poderá ter incumprido o contrato com a gigante sul coreana.

Samsung Galaxy Fold teardown
Imagem: iFixit

No final das contas, quem fica mal na fotografia é a Samsung. O teardown colocou a nu as fragilidades de um dispositivo que estaria para ser lançado hoje. Além disso, a má imprensa em relação ao dispositivo já existe, pelo que esta ação só vem piorar as coisas.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.