Samsung lança o aguardado Galaxy S23 FE! Há também tablet e auscultadores novos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 5 min.

Os primeiros lançamentos deste 4 de outubro já estão disponíveis! Num evento realizado em Seul, na Coreia do Sul, a Samsung apresentou os novos dispositivos da linha Fan Edition: o muito esperado Galaxy S23 FE, o tablet Tab S9 FE e os auscultadores Buds FE.

Num comunicado, a Samsung afirmou que "Para aqueles que desejam experimentar os principais dispositivos Galaxy pela primeira vez, os novos membros da família FE representam o ponto de entrada ideal."

A espera terminou! O Galaxy S23 FE já está disponível.

Como sucessor do Galaxy S21 FE, lançado em 2021, o Galaxy S23 FE chega ao mercado equipado com os processadores Snapdragon 8 Gen 1 / Exynos 2200 SoC, uma configuração de câmara tripla de 50 MP e uma bateria de 4500 mAh.

O preço deste telemóvel começará em US$ 599 e estará disponível globalmente a partir de 5 de outubro.

Samsung Galaxy S23 FE
Imagem: Divulgação / Samsung

Processador e configurações

Conforme esperado, em algumas regiões, o Galaxy S23 FE vem equipado com o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1, o mesmo chipset usado nos telemóveis da série Galaxy S22. Noutras regiões, que ainda não foram especificadas, o novo dispositivo será alimentado pelo SoC Samsung Exynos 2200, que oferece uma velocidade de 2,8 GHz.

Segundo as pontuações do Geekbench, as duas versões não revelaram grandes diferenças no seu desempenho. Para evitar problemas de sobreaquecimento, a Samsung também incorporou um sistema de refrigeração por câmara de vapor.

O Galaxy S23 FE estará disponível no mercado com opções de armazenamento de 128 GB ou 256 GB e 8 GB de memória RAM. O dispositivo também possui uma bateria de 4.500 mAh integrada, que suporta carregamento rápido com fio de 25W (com a capacidade de carregar até 50% da bateria em 30 minutos), carregamento sem fio e carregamento sem fio reverso.

Estrutura, ecrã e câmaras

S23 FE
Imagem: Divulgação / Samsung

Com um quadro em alumínio, o Galaxy S23 FE apresenta acabamento e proteção em Corning Gorilla Glass 5. O ecrã AMOLED FHD tem 6,4 polegadas (2340 x 1080 pixels) com um orifício centralizado, uma taxa de atualização máxima de 120 Hz e um sensor de impressão digital no ecrã.

Na parte traseira, o Galaxy S23 FE segue o design da série S23, com três câmaras que parecem flutuar. A câmara principal tem 50 MP com uma abertura de f/1.8 e estabilização ótica de imagem. A segunda câmara é um sensor ultralargo de 12 MP com um FOV de 123˚ e uma abertura de f/2.2. O terceiro sensor é uma câmara telefoto de 8 MP com uma abertura de f/2.4, zoom ótico de 3x e estabilização ótica de imagem.

A câmara frontal tem 10 MP com uma abertura de f/2.4 e um FOV de 80˚. O dispositivo também possui recursos como o modo Nightography, para selfies e fotos nítidas à noite, e o modo Pro, com controlo de velocidade do obturador, abertura, ISO e muito mais.

O telemóvel tem uma espessura de 8,2 mm, pesa 209 gramas e possui uma classificação de resistência à água IP68. Estará disponível nas cores Menta, Creme, Grafite e Roxo, além das opções exclusivas online Índigo e Tangerina.

Android 13 com quatro anos de atualizações

S23 FE
Imagem: Divulgação / Samsung

O Galaxy S23 FE traz o Android 13, com a interface One UI 5.1. A Samsung promete quatro anos de atualizações do Android e cinco anos de atualizações de segurança para o dispositivo. Isso significa que o aparelho receberá atualizações importantes até o Android 17.

No que diz respeito à conectividade, o S23 FE oferece suporte para Dual SIM com 5G SA/NSA, 4G VoLTE, Wi-Fi 6E 802.11ax (nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz), Bluetooth 5.3, GPS + GLONASS, USB 3.1 e suporte NFC. Além disso, o S23 FE conta com alto-falantes estéreo integrados com sintonia Dolby Atmos.

A Samsung apresenta o Galaxy Tab S9 FE e o Galaxy Tab S9 FE+

Serie FE
Imagem: Divulgação / Samsung

Durante o evento, a Samsung também apresentou os dois novos modelos de tablet da linha Fan Edition. O Galaxy Tab S9 FE tem 10,9 polegadas, opções de memória RAM de 6 GB e 8 GB. Já o Galaxy Tab S9 FE+ tem 12,4 polegadas e memória RAM entre 8 GB e 12 GB.

Em termos de armazenamento, ambos os modelos podem vir com 128 GB ou 256 GB, e também possuem espaço para cartão de memória microSD com suporte para até 1 TB.

Em relação ao ecrã, ambos apresentam um display LCD e uma taxa de atualização de tela de até 90 Hz. Tanto o Tab S9 FE quanto o Tab S9 FE+ estão disponíveis em versões com conectividade Wi-Fi e 5G, incluem a caneta S Pen na caixa, possuem resistência contra água e poeira no padrão IP68 e contam com alto-falantes duplos da AKG com suporte a Dolby Atmos.

As baterias têm capacidade para 8.000 mAh e 10.090 mAh, com suporte para carregamento rápido de 45 W.

Os Galaxy Buds FE apresentam cancelamento de ruído e inteligência artificial

O terceiro lançamento que marcou o evento da Samsung foram os auscultadores Galaxy Buds FE. O grande destaque é a tecnologia de cancelamento ativo de ruído (ANC) e som ambiente, que dá ao utilizador a opção de bloquear ou ouvir sons externos.

Para garantir a qualidade das chamadas, os auscultadores têm três microfones cada, que utilizam inteligência artificial para separar a voz do ruído ambiente.

Com o ANC desativado, a bateria dos Galaxy Buds FE pode durar até 8,5 horas de reprodução contínua e 30 horas no total, incluindo o estojo de carregamento. Com o recurso de cancelamento ativo de ruído ativado, o dispositivo ainda oferecerá 6 horas de reprodução contínua e 21 horas no total.

Para maior conforto do utilizador, o Galaxy Buds FE está disponível com três tamanhos de ponteiras (as famosas "borrachinhas") e adaptadores "wingtips" para um encaixe na orelha seguro.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.