Esta semana, a Samsung esteve debaixo dos holofotes mundiais a propósito da polémica sobre ter limitado deliberadamente o desempenho de GPU/CPU para as aplicações.
Mas agora eis que a gigante sul-coreana vem resolver a situação com o lançamento de uma nova atualização.
Atualização apenas disponível na Coreia do Sul e para unidades da série Galaxy S22
Durante esta semana, a Samsung foi o centro das atenções por motivos indesejados. Tudo aconteceu depois de notícias darem conta de que a gigante sul-coreana limitou deliberadamente o desempenho da GPU/CPU a executar aplicações.
Depois da polémica se ter instalado, a Samsung prometeu analisar a situação e resolvê-la assim que possível. A marca acaba agora de lançar uma atualização que vem resolver exatamente este problema. No entanto, esta atualização para já apenas está disponível na Coreia do Sul e para unidades da série Galaxy S22.
Sobre a disponibilização da atualização para outros equipamentos e, sobretudo, restantes regiões do mundo, a Samsung não avançou qualquer tipo de informação.
Atualização elimina limites de desempenho e regula temperatura do terminal
De acordo com o changelog da nova atualização, esta chega para eliminar os limites de desempenho da GPU/CPU, mas também regula a temperatura interna do dispositivo. Por outro lado, disponibiliza também um modo de gestão de desempenho de jogo atualizado no Game Booster.
Aparentemente, pelo que nos é dado a entender, com esta atualização a Samsung não só retira os tão polémicos limites, como também ajuda a regular a temperatura dos processadores Exynos 2200 e Snapdragon 8 Gen 1. Recorde-se de que ambos terão registado problemas de sobreaquecimento em vários testes efetuados.
Teste Geekbench mostrou que GOS limita o desempenho
Toda a história polémica começou com os protestos de vários utilizadores que afirmavam que os Galaxy S22 não cumpriam as promessas que a Samsung tinha anunciado na sua apresentação. Nomeadamente, em jogos o modelo não fornecia a taxa de atualização de 120 Hz.
Tal situação ficava a dever-se ao facto de o Game Optmization Service, ou GOS, estar a correr em segundo plano. Ora a Samsung lançou este serviço exatamente com o objetivo de otimizar o desempenho do terminal em jogos, melhorando a autonomia da bateria e evitando o sobreaquecimento do terminal.
Mas parece que o GOS o fazia da pior maneira. De acordo com testes realizados na plataforma Geekbench, o Galaxy S22 oferecia apenas 53,9% do desempenho anunciado pela Samsung quando o GOS corria em segundo plano.
Posteriormente, soube-se também que o GOS não afetava apenas aplicações de jogos, sendo que o YouTube e o Microsoft Office estariam também a ser prejudicados.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi: este é o design oficial e processador dos Redmi K50 Pro
- iPhone SE supera todas as expetativas na plataforma Geekbench
- Samsung Galaxy Z Fold 4: as primeiras imagens do próximo smartphone dobrável