Samsung, Huawei e Apple continuam a batalhar pelas vendas mas a última está a perder

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Um relatório da empresa de dados de mercado IDC revela-nos alguns dados interessantes sobre o primeiro trimeste de 2019, ou Q1, na indústria dos smartphones. O crescimento anual é importantíssimo e das 3 maiores marcas, a Huawei é a única com crescimento saudável.

Em primeiro lugar temos a Samsung com 71.9 milhões de smartphones fabricados, mantendo a supremacia como fabricante número um a nível mundial. Contudo, a gigante coreana viu um declínio de 8.1% em relação a 2018.

A Huawei, como esperado, teve um crescimento absurdo de 50.3% com 59.1 milhões de smartphones enviados no Q1 de 2019 em comparação aos 39.2 milhões do ano passado.

A maior queda foi mesmo registada na Apple, onde a empresa de Cupertino testemunhou uma vertiginosa descida de 30% se compararmos as unidades fabricadas no Q1 2018 para o de 2019. Passaram de 52 milhões para 36 milhões de unidades.

As 5 (6) maiores fabricantes de smartphones do mundo

E em relação ao resto? Existem mais 3 marcas que estão a tentar conquistar mercado juntamente com as 3 gigantes. São elas a Oppo, Vivo e Xiaomi. A última tem vindo a testemunhar um crescimento exponencial nos últimos anos, tendo o leque de produtos mais variados de todas as empresas na lista.

Mesmo assim, nem a adorada Xiaomi se safou de ver um declínio de 10.2% em crescimento anual nos Q1. A Oppo teve um ligeiro decréscimo de 6% com 23.1 milhões de smartphones fabricados.

A situação mais caricata é com a Vivo, que foi a única marca além da Huawei que viu crescimento. A Vivo aumentou as suas unidades em 24% com 23.2 milhões. A IDC decidiu então colocar a Oppo e Vivo no quinto lugar, em simultâneo.

No geral, a verdade é que o mercado global dos smartphones está a testemunhar um declínio. Contudo, a empresa que parece ser imune à situação é a Huawei. A empresa chinesa está cada vez mais perto de apanhar a Samsung.

Aliás, acredito perfeitamente que se a Huawei tivesse presença no mercado americano já estava em número um há algum tempo. As constantes controvérsias e expulsões impedem a empresa de conquistar essa fatia.

Editores 4gnews recomendam:

  • Baleia encontrada na Noruega pode ser espiã russa, afirmam especialistas
  • Huawei P30 Pro acusado de publicidade enganosa quanto à resistência à água
  • Facebook: ‘O Futuro é Privado’, diz Mark Zuckerberg
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.