Samsung Galaxy Z Fold6 acessível não vai ter suporte para S Pen

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Há já alguns anos que a Samsung apenas lança novas gerações nas suas duas linhas de dobráveis. Mas parece que este ano, a gigante sul-coreana vai inovar mais o segmento que lidera confortavelmente, a nível global.

De acordo com os rumores, este ano a Samsung vai disponibilizar um modelo mais acessível do Galaxy Z Fold6. Mas o preço mais barato significa também menos funcionalidades e especificações mais básicas. Por essa razão, o Fold6 mais acessível não vai incluir suporte para a S Pen.

Dúvidas sobre o nome do novo dobrável acessível

imagem do Samsung Galaxy Fold5
O Samsung Galaxy Fold5 tem suporte para S Pen, mas esta tem de ser comprada separadamente Crédito@MónicaMarques

Infelizmente, são poucas ainda as informações disponíveis sobre o Fold6 mais acessível. Mas, no mundo Web, a sua designação comercial está a gerar alguma controvérsia.

Algumas fontes avançam que o modelo vai assumir o nome de Galaxy Z Fold6 SE, à semelhança do que já acontece na série premium Galaxy S. Outros rumores apontam para a designação Z Fold FE e ainda há quem diga que a Samsung vai optar por algo completamente diferente como Galaxy A Fold.

E mais não se sabe sobre as especificações e recursos do novo dobrável acessível, mas todos os analistas de mercado concordam que a perda de suporte para S Pen não vai baixar, de forma significativa, o preço do terminal. Assim sendo, é bastante provável que a lista de atributos do modelo seja bastante mais modesta que a do seu “irmão” topo de gama.

Samsung Galaxy Z Fold6 ainda envolto em grande mistério

Por falar nisso, o próprio Galaxy Z Fold6 premium está também ainda envolto num enorme manto de mistério. Até agora, e apesar de recentemente terem sido divulgadas renderizações do modelo, pouco se sabe sobre os seus atributos.

Estas mesmas renderizações baseiam-se em patentes registadas anteriormente pela marca, o que implica alguma precaução. Muitas vezes, as patentes registadas não chegam a ser concretizadas num produto que fica efetivamente disponível no mercado.

Alguns rumores estão a arriscar que o próximo Fold6 vai finalmente integrar uma slot para acomodar a S Pen – semelhante à que o Galaxy S24 Ultra já tem. Sobretudo para ser diferenciado do seu potencial “gémeo” mais acessível.

Mas, neste momento, é impossível ter certezas sobre qual o caminho que a Samsung vai dar a esta geração de smartphones dobráveis. Uma coisa é certa: a gigante sul-coreana pode trazer mais novidades do que habitualmente para conter a concorrência feroz de marcas como a Honor, OPPO, Huawei e Google.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt