Samsung Galaxy Z Fold4 é oficial! O melhor smartphone dobrável de 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 9 min.

Chegou o novo Samsung Galaxy Z Fold4, a quarta geração do smartphone dobrável topo de gama da gigante sul-coreana. Tem melhores especificações técnicas, câmara tripla reforçada, além de uma nova câmara oculta sob o ecrã interior. O seu corpo está mais fino, a construção aprimorada e, o melhor de tudo? A vinca do ecrã praticamente desapareceu nesta nova gama.

O seu preço? Em Portugal custa desde 1 859 € e pode ser configurado com até 1 TB de armazenamento interno, para além de 12 GB de memória RAM. Este é o melhor smartphone dobrável alguma vez lançado pela Samsung, um portento de inovação e plataforma de trabalho para os power users, ou sérios entusiastas de tecnologia.

Eis o novo Samsung Galaxy Z Fold4, possivelmente o melhor dobrável de 2022

Samsung Galaxy Z Fold4
Aspeto geral do Samsung Galaxy Z Fold4 aberto, em preto.

A Samsung apresentou hoje a próxima geração dos seus incríveis smartphones dobráveis, o Galaxy Z Flip4 e o Galaxy Z Fold4. Ambos apresentam um design, uma experiência de utilização e desempenho melhorados, ou seja, melhorando a fórmula existente.

Agora, em 2022, na sua quarta geração, a série Galaxy Z continua a romper com as convenções para proporcionar novas e impactantes interações que prometem melhorar a vida quotidiana. São, sem dúvida, smartphones de suster a respiração.

Samsung Galaxy Z Fold4
Vista traseira do Samsung Galaxy Z Fold4, em preto.

“Os smartphones dobráveis Samsung Galaxy são desenvolvidos com base da nossa filosofia de abertura. Algo permite novas possibilidades através de uma personalização completa tanto por dentro como por fora. Criados em colaboração com os nossos parceiros, reconhecidos a nível mundial, estes novos dispositivos dobráveis oferecem experiências móveis sem paralelo. Além disso, respondem a todas as necessidades dos nossos utilizadores mais dinâmicos", refere o Dr. TM Roh, President e Head of Mobile eXperience Business da Samsung Electronics.

O executivo acrescentou ainda "Através do nosso foco inabalável e liderança na indústria, o entusiasmo pelos dispositivos dobráveis continua a crescer. Transformámos com sucesso esta categoria que nasceu de um projeto radical para uma linha de dispositivos com uma audiência crescente e apreciada por milhões de pessoas em todo o mundo “.

Samsung Galaxy Z Fold4
O Samsung Galaxy Z Fold4 de todos os ângulos.

Ainda durante a keynote de apresentação, o executivo destacou a opinião do público e respetivo feedback para continuar a melhorar este "telemóvel ousado". O resultado? Um produto ligeiramente mais fino, com exímia qualidade de construção e características técnicas renovadas. É, portanto, uma filosofia de continuidade e aperfeiçoamento.

O Galaxy Z Fold4 é o smartphone ideal para multi tarefa potente

Samsung Galaxy Z Fold4
O Samsung Galaxy Z Fold4 em preto com a S-Pen.

Este Samsung Galaxy Z Fold4 é o resultado da inovação dos smartphones Samsung Galaxy. É também o smartphone mais potente de sempre da marca sul-coreana, agora com o melhor SoC disponível para dispositivos Android, o Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm.

Aliás, o Z Fold4 combina a experiência tecnológica móvel coletiva da Samsung para criar um dispositivo com funcionalidades acrescidas. Seja aberto ou fechado no modo Flex. Além disso, é o primeiro dispositivo lançado com o Android 12L, uma versão especial do Android criada pela Google para experiências com ecrãs de grande dimensão, incluindo os dobráveis.

Para além disso, o telefone tem 12 GB de memória RAM, bem como até 1 TB de armazenamento interno, não expansível.

Mais produtividade com dois ecrãs no Galaxy Z Fold4

Samsung Galaxy Z Fold4
O ecrã externo do Samsung Galaxy Z Fold4 e o Watch5.

A multi tarefa no Galaxy Z Fold4 foi simplificada para ajudar os utilizadores a fazer mais em movimento. A nova barra de tarefas fornece um layout semelhante ao de um PC. Ou seja, oferecendo acesso rápido às aplicações favoritas e recentemente utilizadas.

Podemos afirmar que a multi tarefa ficou ainda mais intuitiva. Isto graças a um novo conjunto de gestos para navegar no ecrã. O utilizador pode alterar de forma instantânea as aplicações do ecrã inteiro para janelas pop-up ou divida o ecrã ao meio para potenciar mais formas de multi tarefa.

Parcerias entre a Samsung com a Google e Microsoft

Samsung Galaxy Z Fold4
O ecrã interior, em flexão, do Samsung Galaxy Z Fold4.

As parcerias da Samsung com a Google e a Microsoft levam o multitasking a outro patamar. As aplicações da Google, incluindo o Chrome e o Gmail suportam agora o drag-and-drop. Assim, permitindo aos utilizadores copiar e colar rapidamente links, fotografias e muito mais de uma aplicação para outra.

Por outro lado, com o Google Meet, os utilizadores podem agora ligar-se a mais pessoas enquanto desfrutam de atividades virtuais em conjunto. Aqui incluindo a visualização de conteúdos no YouTube ou jogar em grupo numa videochamada.

Samsung Galaxy Z Fold4
A S Pen é o acessório ideal para o novo Samsung Galaxy Z Fold4.

Ademais, a suite completa do Microsoft Office e o Outlook tiram partido do ecrã dobrável ao disponibilizar mais informação no ecrã e formas mais rápidas de interagir com o conteúdo.

Note-se ainda que a experiência multi tarefa fica completa com a funcional S Pen, que permite desenhar ou tomar notas em movimento. Esta caneta dispõe um armazenamento mais simplificado através da Standing Cover.

Câmara fotográfica tripla de 50 MP no Samsung Galaxy Z Fold4

Samsung Galaxy Z Fold4

Segundo a Samsung, o novo Galaxy Z Fold4 capta fotografias e vídeos ainda melhores com uma lente angular de 50 MP e 30x de Space Zoom. Em suma, temos uma atualização dos sensores de imagem utilizados, bem como novo software para a app de câmara.

Temos, com efeito, uma variedade de modos de câmara, entre eles o Zoom Map que facilita a visualização num modo avançado de zoom em Capture View, ou o Dual Preview e o Rear Cam Selfie. Estes modos de captura foram desenvolvidos à medida para tirar partido deste formato único e que garante uma maior flexibilidade de utilização.

Samsung Galaxy Z Fold4

Por fim, com um tamanho de pixel mais alargado, um sensor 23% de maior capacidade de captação de luz e um maior poder de processamento. Em suma, os utilizadores podem captar imagens nítidas mesmo à noite.

A câmara interior está oculta sob o ecrã de 7,6 polegadas

Samsung Galaxy Z Fold4
A câmara interior para selfies não é visível, tem 4 MP de resolução.

O conteúdo torna-se ainda mais imersivo no ecrã principal de 7,6 polegadas que apresenta um maior nível de brilho face à versão anterior. Tem ainda uma taxa de atualização adaptável de 120Hz, mas a grande melhoria é a câmara secundária interior. Trata-se de uma Under Display Camera (UDC) de 4 MP, menos visível através da nova disposição de subpixeis do tipo "scatter-type".

Samsung Galaxy Z Fold4

As aplicações populares como o Facebook estão otimizadas para a experiência do grande ecrã, tornando o conteúdo ainda mais agradável. O utilizador pode assim abrir as suas aplicações preferidas do serviço de streaming como Netflix e assistir com o modo Flex.

Samsung Galaxy Z Fold4

Por outro lado, para apps sem ecrã de controlo personalizado, os utilizadores podem mesmo assim controlar o dispositivo sem perturbar o conteúdo com o novo modo Touchpad Flex. Assim oferecendo toda a precisão enquanto pausa, rebobina e reproduz vídeos ou faz zoom in e out do conteúdo enquanto o dispositivo está no modo Flex.

O Snapdragon 8+ Gen 1 alimenta ambos os Samsung Galaxy Z

Samsung Galaxy Z Fold4

Os jogos também estão mais rápidos graças ao poderoso Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm a 4 nm, bem como à ligação às redes móveis 5G. Ademais, com uma dobradiça mais fina, mais leve e ainda mais estreita, o ecrã permite interações mais fáceis com uma mão enquanto se utiliza o Cover Screen.

O smartphone apresenta também o sistema operativo Android 12L da Google, versão especial para tirar mais proveito do grande ecrã deste produto. Para além disso, integra a mais recente versão da One UI 4, a interface da própria Samsung.

Poderoso e robusto com Armor Aluminum e Gorilla Glass Victus+

Samsung Galaxy Z Fold4

A Samsung continua a melhorar no campo da durabilidade e da inovação para proporcionar o nível de robustez que os consumidores desejam, sobretudo num smartphone premium. Fá-lo tanto dentro como fora do equipamento.

Mais concretamente, a estrutura e dobradiças em Armor Aluminum juntamente com a proteção exclusiva de Corning Gorilla Glass Victus+ no ecrã exterior e vidro traseiro dos equipamentos.

Tudo isto faz com que o Galaxy Z Flip4 e Z Fold4 sejam os dobráveis mais resistentes de sempre. Esta é a promessa da própria Samsung.

Samsung Galaxy Z Fold4

A durabilidade do ecrã principal foi igualmente melhorada graças à estrutura otimizada por camada. Assim, ajudando a reduzir os danos causados por impactos externos.

Além disso, tanto o Galaxy Z Flip4 como o Z Fold4 estão equipados com resistência à água IPX8 pelo que os utilizadores podem estar descansados se forem apanhados pela chuva. É algo notável, sobretudo em smartphones dobráveis.

Samsung Galaxy Z Fold4

As principais especificações técnicas do Samsung Galaxy Z Fold4

  • Ecrã Principal (interior): 7,6 polegadas AMOLED (Dynamic AMOLED 2X) com resolução QXGA+ (Quad-HD+)
  • Taxa de atualização: adaptativa até 120 Hz (1~120 Hz); Infinity Flex Display (2176 x 1812 pixeis, formato 21.6:18)
  • Ecrã Secundário (exterior): 6,2 polegadas (Dynamic AMOLED 2X) com resolução HD+ (2316 x 904 pixeis, formato 23.1:9)
  • Processador: Snapdragon 8+ Gen 1 (4 nm) da Qualcomm
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 / 512 GB / 1 TB (UFS 3.1)
  • Dimensões: 67,1 x 155,1 x 15,8 mm (dobrado); 130,1 x 155,1 x 6,3 mm (aberto)
  • Peso: 263 gramas
  • Câmara Principal: tripla com 50 MP (grande angular) com OIS + 12 MP (ultra grande angular) + 10 MP (telefoto) com OIS
  • Câmara Secundária: Selfie Camera de 10 MP (f/2,4)
  • Câmara Secundária interior: oculta sob o ecrã com 4 MP (f/1,8)
  • Bateria: capacidade de 4 400 mAh (bateria de dupla célula); dos 0% a 50% em 30 minutos
  • Carregamento: rápido a 25 W por cabo, wireless a 10 W, wireless reverso a 4,5 W
  • Sistema operativo: Android 12L da Google
  • Interface: One UI 4.1.1 da Samsung
  • Conetividades: 5G, LTE, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/ax, Bluetooth v5.2
  • Sensores: Sensor de impressão digital (lateral), Acelerómetro, Barómetro, Sensor Giroscópio, sensor geomagnético, sensor Hall, sensor de proximidade, sensor de luz
  • Resistência à água: certificação IPX8
  • Cores: Graygreen, Phantom Black, Beige; Borgonha – Exclusivo Samsung.com
  • Segurança: Samsung Knox, Samsung Knox Vault
  • Preço: desde 1 859 € em Portugal

Samsung Galaxy Z Fold4

Disponibilidade do novo Samsung Galaxy Z Fold4

Os smartphones Galaxy Z Flip4, o Galaxy Z Fold4 e os Buds Pro2 estarão disponíveis para pré-venda a partir de 10 de agosto e chegam a partir de 26 de agosto.

Os preços para o Galaxy Z Flip4 começam com um PVPr a partir de 1 149 €, enquanto o Z Fold4 tem um PVPr a partir dos 1 859 €.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.