Samsung Galaxy Z Fold: já há imagens do tablet dobrável a circular na Internet

Rui Bacelar
Comentar

A Samsung prepara uma nova geração de dispositivos dobráveis com apresentação sugerida para agosto de 2021. Até ao momento os rumores apontam a existência do Galaxy Z Flip 3 e Z Fold 3, mas podemos também ter o tablet Samsung Galaxy Z Fold Tab.

De acordo com várias fontes próximas da fabricante, a tecnológica sul-coreana estará a desenvolver algo mais ousado que um smartphone dobrável. Partindo do mesmo princípio, dúctil, a Samsung pode surpreender-nos com o primeiro tablet dobrável.

Agora, com base nestes rumores e sugestões, temos as primeiras imagens digitais (renders) do suposto Samsung Galaxy Z Fold Tab.

O possível aspeto do tablet Samsung Galaxy Z Fold Tab

Samsung Galaxy Z Fold Tab
Aspeto sugerido para o tablet dobrável da Samsung. Crédito: LetsGoDigital

As imagens conceptuais mostram-nos um dispositivo com dois eixos de dobragem. A implementação, algo similar à do atual Galaxy Z Fold 2, passa de um para dois eixos sobre os quais parte do ecrã poderá dobrar, fechando-se (ou abrindo) como um livro.

O terminal poderia ser dobrado de ambos os lados e em ambas as direções, sobrando um espaço para guardar a S-Pen.

Samsung Galaxy Z Fold Tab.
Aspeto sugerido para o tablet dobrável da Samsung. Crédito: LetsGoDigital

A caneta digital - S Pen - seria um dos seus destaques, permitindo tirar mais partido do grande ecrã do dispositivo. Mais ainda, como referido supra, ao encontrar-se na posição fechada, sobraria uma ranhura com o espaço necessário para acomodar a stylus.

A mesma não ficaria assim no interior da estrutura do tablet, mas justaposta entre ambas as porções do ecrã. Este componente poderia assim ser carregado via wireless e transportado comodamente ao estar segura por ímanes no tablet em si.

A S-Pen reforçaria a produtividade deste tablet Samsung

Samsung Galaxy Z Fold Tab.
Aspeto sugerido para o tablet dobrável da Samsung. Crédito: LetsGoDigital

Acima vemos em maior detalhe a sugestão de armazenamento e transporte da S-Pen. Note-se que a mesma ficaria encaixada, ou justaposta entre ambas as porções do ecrã quando este se encontre dobrado. Veja-se também o mecanismo de dobradiça.

Aliás, podemos ainda ver a sugestão das três câmaras presentes no Samsung Galaxy Z Fold Tab, bem como os principais recortes para componentes. Temos, assim, uma porta USB do Tipo-C, além da grelha para o altifalante e o orifício do microfone.

O Samsung Galaxy Z Fold Tab pode chegar este verão

Samsung Galaxy Z Fold Tab
Aspeto sugerido para o tablet dobrável da Samsung. Crédito: LetsGoDigital

A Samsung pode apresentar durante este verão um rol considerável de novos produtos. Até ao momento os rumores sugerem a introdução dos Galaxy Z Fold 3, Galaxy Z Flip 3, Galaxy S21 FE e possivelmente outros terminais.

Ainda que até ao momento não tenham sido revelados protótipos deste tablet dobrável, os rumores mencionam também o desenvolvimento de um produto de grandes dimensões explorando também as possibilidades do formato dobrável.

Portanto, apesar de escassearem detalhes sobre este produto, é provável que pelo menos em 2022 o mesmo seja apresentado. A Samsung continua a redobrar a sua aposta no formato dobrável, sendo perfeitamente plausível o desenvolvimento de um tablet.

Note-se, contudo, que o nome Samsung Galaxy Z Fold Tab é meramente circunstancial, não sendo apontado pela própria fabricante.

Teria um dispositivo com esta configuração uma boa receção no mercado?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.