
Os smartphones dobráveis evoluíram muito ao longos dos últimos anos, mas há um detalhe que continua a incomodar alguns fãs. Em causa, está o vinco que se vê no ecrã destes equipamentos.
Felizmente, parece que 2026 será o ano em que este contratempo será resolvido. Se até agora se esperava que isso acontecesse pela mão da Apple, um novo rumor diz-nos que será a sua maior rival a fazê-lo.
Samsung Galaxy Z Fold 8 pode chegar com um ecrã sem vinco
De acordo com um relatório da ZDNet Coreia, o Samsung Galaxy Z Fold 8 virá com um ecrã sem vinco. A ser isto verdade, este equipamento vai “roubar” um dos principais trunfos do primeiro dobrável da Apple.
Durante a CES 2026, a Samsung Display exibiu vários painéis experimentais oriundos dos seus laboratórios. Um dos que mais se destacou foi um painel dobrável sem qualquer vinco visível.
Aparentemente, o Galaxy Z Fold 8 é o principal candidato para estrear esta tecnologia. Caso isso se confirme, será um grande trunfo para este dobrável e um ponto que o destacará claramente da sua concorrência direta.
Para alcançar esta proeza, a Samsung terá modificado a camada de adesivo opticamente transparente que usa para unir os componentes do ecrã. Com o uso de uma camada mais maleável ela conseguirá minimizar os vincos.
Segundo a fonte, esta tecnologia estará pronta para ser produzida em massa ainda este ano. Por isso, é provável que a próxima geração de dobrável da Samsung seja a primeira a beneficiar dela.
Caso isto se confirme, a Samsung irá ultrapassar a Apple num ponto que prometia distinguir o dobrável da norte-americana de todos os outros. Assim sendo, desaparece o que prometia fazer do iPhone dobrável algo único, tornando-o apenas em mais um smartphone dobrável.
Para concluir, é importante sublinhar que nada disto é oficial. Ainda faltam vários meses para o lançamento do Samsung Galaxy Z Fold 8, por isso, temos de aguardar por mais informações para perceber se esta mudança vai acontecer.
