A Samsung é a líder incontestável do segmento de smartphones dobráveis, a única com a ousadia (e infraestrutura) para apostar neste nicho quando nenhuma outra fabricante o encarava seriamente. Agora, com três gerações de smartphones topo de gama no mercado, a gigante sul-coreana controla tranquilamente o setor e prepara já o seu próximo Samsung Galaxy Z Fold 4.
O lançamento do novo telemóvel dobrável é esperado para agosto de 2022, data do próximo evento Galaxy Unpacked. Entretanto, as primeiras imagens começam a chegar à Internet. Com efeito, temos agora as primeiras representações digitais daquele que pode ser o futuro dobrável da tecnológica asiática.
Este é o possível aspeto do smartphone Samsung Galaxy Z Fold 4
As imagens presentes neste artigo foram agora partilhadas na rede social Twitter pela mão do leaker Waqar Khan. Tratam-se de renders ou representações digitais do próximo telemóvel dobrável Samsung com várias semelhanças com a atual geração.
Esta mesma fonte partilhou também um pequeno vídeo na plataforma YouTube onde podemos ver a compilação das representações do suposto dobrável de quarta geração da Samsung.
Design idêntico, mas mais fino, para o Samsung Galaxy Z Fold 4
Atentando no conteúdo agora divulgado vemos um smartphone mais fino face ao atual Galaxy Z Fold 3 5G. Não obstante, o design é maioritariamente idêntico, bem como a tipologia de telefone. Temos, assim, um eixo de dobra vertical, transformando-se o Fold num pequeno tablet sempre que necessário.
A próxima geração de dobráveis Samsung chega em agosto de 2022
Em seguida podemos observar com mais atenção e detalhe o escopo total dos conteúdos.
Segundo os conteúdos teremos um ecrã principal de 7,6 polegadas, quando o telemóvel estiver aberto, ou um ecrã externo de 6,2 polegadas, quando estiver fechado. Será, portanto, muito idêntico à atual implementação no produto de terceira geração.
Por outro lado, as imagens mostram-nos a caneta S Pen, a stylus que promete dobrar a produtividade a retirar de um dispositivo com esta configuração e caraterísticas. Todavia, não vemos uma ranhura na estrutura do telemóvel para a guardar.
Suporte e integração da S Pen para a próxima geração de smartphones Fold
Ainda assim, alguns rumores sugerem que, tal como o Galaxy S22 Ultra, também o Z Fold 4 terá uma ranhura para podermos guardar e transportar esta S Pen. Tal implementação seria bem-vinda uma vez que simplificaria todo o processo de transporte da S Pen.
Recordamos que o atual Samsung Galaxy Z Fold 3 tem suporte para a S Pen Fold Edition, bem como para a S Pen Pro. Todavia, a caneta tem que ser adquirida separadamente do dispositivo, o que não só aumenta o custo, como também não resolve a questão de transporte e armazenamento da caneta.
Em síntese, esperamos uma resolução deste ponto para a próxima geração de telemóveis dobráveis da Samsung a ser apresentados, provavelmente, em agosto de 2022.
Editores 4gnews recomendam: