Samsung Galaxy Z Fold 3: integração da S Pen obriga a outros compromissos

Carlos Oliveira
Comentar

O próximo ano será marcado pelo fim da exclusividade da S Pen nos modelos Note da Samsung. Pela primeira vez, a sul-coreana levará o tão admirado acessório para as suas outras linhas de topos de gama.

No que respeita à sua integração no Samsung Galaxy Z Fold 3, isto trará consequências no painel deste equipamento. Tal como aponta Ross Young, o novo dobrável da marca terá ecrãs ligeiramente menores do que a atual geração.

My Xmas leaks - Galaxy Fold 3 - main display shrinks from 7.59" to 7.55". Cover display goes from 6.23" to 6.21". Need more space for S Pen. Galaxy Z Flip 3/Flip Lite - grows slightly from 6.67" to 6.70". 120Hz and LTPO on the Z Flip 3.

— Ross Young (@DSCCRoss) 24 de dezembro de 2020

Ao invés das atuais 7.59 polegadas, o Galaxy Z Fold 3 contará com um ecrã interior de 7.55 polegadas. Também o painel exterior encolherá das atuais 6.23" para as 6.21".

Samsung Galaxy Z Fold 3 terá local próprio para alojar a S Pen

É certo que as diferenças dificilmente serão notórias ao consumidor comum, numa utilização normal. No entanto, a Samsung vê-se obrigada a reduzir os ecrãs do seu próximo dobrável para algo que os utilizadores certamente apreciarão.

Contrariamente ao que sucederá com o Galaxy S21 Ultra, o Galaxy Z Fold 3 terá direito a um local próprio para alojar a S Pen. Isso, como é óbvio, requer mais espaço físico disponível no dispositivo, sacrificando assim o ecrã do equipamento.

Tal como acontece com os Galaxy Note, espera-se que a S Pen seja parte integral do próximo dobrável da Samsung. Já no Galaxy S21 Ultra, quem desejar usufruir desta caneta terá de a comprar em separado e não a poderá guardar no seu smartphone.

Ecrã do Galaxy Z Fold 3 será mais grosso

Além da dimensão, também a espessura do ecrã do Samsung Galaxy Z Fold 3 será comprometida com a inclusão da S Pen. Ao que tudo indica, a marca optará um por um vidro mais espesso para suportar a pressão que a caneta fará no mesmo.

Este ponto poderá comprometer o objetivo inicial da Samsung em fabricar um dobrável mais fino e mais leve. No entanto, o uso de um vidro mais grosso e a inclusão de mais um acessório no seu interior afetarão negativamente esse objetivo.

Por fim, Ross Young alerta para o facto de a Samsung poder não conseguir incorporar a câmara deste dobrável no seu ecrã. Inicialmente foi referido que o Galaxy Z Fold 3 seria o primeiro modelo da marca a contar com esta tecnologia, porém, isso ainda não está garantido.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.