Samsung Galaxy Z Flip5 oficial: e agora algo completamente novo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Depois de muitos rumores, o Galaxy Z Flip5 é oficial e consigo traz um novo caminho para os smartphones dobráveis em formato concha da Samsung.

As novidades do pequeno dobrável saltam à vista com o novo ecrã exterior de 3,4 polegadas a destacar-se não só a nível visual, como também em funcionalidades. Vamos conhecê-lo.

Ecrã exterior não é só para “inglês” ver

imagem ecrã exterior Samsung Galaxy Z Flip5

O primeiro destaque no Galaxy Z Flip5 vai diretamente para o novo ecrã exterior Super AMOLED de 3,4 polegadas que fornece uma resolução de 748x720 pixéis e uma taxa de atualização de 60 Hz. Estas especificações vão facilitar a visualização de todos os conteúdos exibidos, mas mais importante, através deste ecrã e com o smartphone fechado, é agora possível efetuar várias operações.

Como por exemplo, navegar pelo histórico de chamadas, responder a mensagens de texto através do recurso Respostas Rápidas ou até mesmo escrever uma mensagem com um teclado QWERTY completo.

Mais: este ecrã pode exibir diferentes widgets que fornecem acesso rápido a várias informações úteis como meteorologia, cotações da bolsa, controlar a playlist de eleição com o Media Controller, entre outros. Basta ativar o recurso Multi Widget View para alternar entre os widgets que queres ver, no agora, enorme ecrã exterior. Até podes colocar aqui em destaque os widgets da Netflix, Google Maps e WhatsApp para um acesso mais rápido e fácil.

Captar selfies com as câmaras traseiras?

O novo Galaxy Z Flip5 tem também uma surpresa reservada para os adeptos de selfies. É que o modelo tira partido dos sensores principais de 12 megapixéis de resolução, presentes na configuração de câmara traseira, para captar esses momentos.

Consegue esta proeza, exatamente pelo seu formato dobrável em concha que lhe permite ser pousado numa qualquer superfície para captar uma selfie (ou foto convencional) sem esforço.

Por sua vez, as funcionalidades Super Steady e Auto Framing vão garantir que a imagem fica focada, mesmo quando captada em movimento, e que todos os sujeitos aparecem na foto final, respetivamente.

Já com o modo Flex, os utilizadores podem rever e ajustar a tonalidade das cores enquanto o modo Dual Preview permite fazer ajustes em tempo real, ou seja, durante o momento de “fazer clique”.

Tudo porque o Galaxy Z Flip5 conta com tecnologia de Inteligência Artificial melhorada na sua câmara, assim como o modo Nightography conta com capacidades otimizadas para a captação de fotos ou vídeos, em ambiente noturno.

Dobradiça Flex Hinge e processador personalizado para plataforma Galaxy

Imagem Samsung Galaxy Z Flip5 fechado

Quando falamos de smartphones dobráveis, temos obrigatoriamente de falar no mecanismo que lhes permite dobrarem milhares de vezes. O Galaxy Z Flip5 conta agora com a nova dobradiça Flex Hinge, proprietária da marca, que permite que o dobrável assente perfeitamente quando está fechado.

Este novo mecanismo tem outra particularidade. Quando fechado, a zona interior do ecrã, que efetivamente fica dobrada ou o chamado vinco, fica agora em formato de gota de água, o que evita que o ecrã sofra pressão. O resultado prático, espera-se, é que ao longo do tempo o vinco no ecrã fique dissimulado.

Outra das novidades é o facto de o Galaxy Z Flip5 estar equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 2, na sua versão personalizada para a plataforma Galaxy e que também está presente na série Galaxy S23 da marca.

De resto, o modelo está ainda equipado com uma bateria de 3.700 mAh com suporte para carregamento rápido de 25 watts.

Configurações, preços e disponibilidade do Samsung Galaxy Z Flip5

Imagem Samsung Galaxy Flip5 aberto

O novo dobrável concha da Samsung chega equipado com 8 GB de memória RAM e será disponibilizado nas configurações com 256 GB e 512 GB de capacidade no armazenamento interno.

Quanto a preços, preparem as carteiras. Na opção com 256 GB de armazenamento, o Flip5 tem um custo de 1.249,90 euros. Mais gigas traduzem-se, como sempre, em valores mais altos e o modelo com 512 GB de armazenamento interno tem já um preço de 1.369,90 euros.

A partir de hoje, dia 26 de julho, é possível fazer a pré-compra do Galaxy Z Flip5 que tem chegada prevista às lojas a partir do dia 11 de agosto. Todos os utilizadores que fizerem esta pré-compra podem usufruir da campanha em vigor que permite comprar um modelo de 512 GB pelo valor de um modelo de 256 GB.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt