Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy Z Flip 3 5G review: o dobrável para (quase) todos!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 11 min.

O smartphone Samsung Galaxy Z Flip 3 5G custa 1 099 € em Portugal, ou cerca de 940 € consoante as promoções na Amazon.ES. É a terceira geração do smartphone dobrável da marca líder de mercado com formato de concha ou flip-phone, agora mais poderoso.

É um dos telefones que fazem virar cabeças sempre que o abrimos e fechamos, com o seu ecrã a dobrar quase que por magia. A análise a este produto pretende transmitir um relato da experiência de utilização mais subjetiva e menos técnica a este que é um telefone de gama alta premium em 2021.

Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

A 4gnews testou o Galaxy Z Flip 3 5G, a aposta mais acessível nos dobráveis da Samsung, colocando-se como um smartphone lifestyle face ao "irmão" Galaxy Z Fold 3, voltado mais para o utilizador empresarial cuja análise publicamos recentemente.

Esta não tentará ser uma análise exaustiva dos aspetos técnicos do telefone, focando-se, sim, na experiência de utilização. E este, aliás, o principal ponto diferencial de um smartphone dobrável. Afinal, o que muda no quotidiano?

Unboxing e design do Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

Em primeiro lugar, o tirar da caixa do Galaxy Z Flip 3 5G, uma das experiências mais básicas por que já passei. A caixa é fina, com o smartphone a chegar estendido ao consumidor. No interior temos apenas o telemóvel, bem como um cabo USB do Tipo C.

Sem contar, claro, com a documentação legal, mas frugal é efetivamente o melhor adjetivo para descrever esta experiência.

O ecrã AMOLED principal tem 6,7 polegadas e profunda riqueza de cor

Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

Ao tirar o smartphone da caixa, na posição aberta, o Galaxy Z Flip 3 5G tem 166 mm de altura e 72,2 de largura. Isto é, um telefone alto e estreito, estranhamento alto quando está aberto, mas agradavelmente fino - para o padrão atual - quando esta fechado.

Temos também um belo ecrã Dynamic AMOLED com taxa de atualização variável até 120 Hz e resolução Full-HD+ com certificação HDR10+ e um brilho máximo de 1200 nits. É um prazer olhar para a sua tela dobrável com um total de 1080 x 2640 pixeis.

Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

Somos brindados por uma densidade de 426 pixeis por polegada, cores fortes e o padrão de qualidade AMOLED que define a Samsung. É absolutamente maravilhoso e pode ser melhor apreciado com wallpapers que tirem partido deste atributo.

Fiquei nada menos que encantado, mais uma vez, com a perícia da Samsung no desenvolvimento de ecrãs, sobretudo soluções dobráveis. Mas, claro, não podemos ignorar o elefante na sala, a presença de uma "vinca" na zona de dobragem do ecrã.

A "vinca" no eixo de dobrável é mais fácil de ignorar no Galaxy Z Flip3 5G

Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

Tive oportunidade de comparar este Samsung Galaxy Z Flip3 5G, modelo lançado em agosto de 2021, com o seu antecessor, o Galaxy Z Flip 5G lançado em agosto de 2020. As diferenças são notórias também no ecrã e mecanismo de dobra.

Dito isto, no modelo mais recente continuamos a sentir a vinca ao passar o dedo, além de a ver sempre que inclinamos ligeiramente o ecrã ou a luz incide de modo particular nesta zona. É algo com que cada utilizador do Galaxy Z Flip3 5G terá que conviver.

Importa salientar que, embora notória, a "vinca" torna-se (mais) fácil de ignorar neste modelo. Existirá, agora e sempre, mas não é um fator que nos impeça de desfrutar do telemóvel por aquilo que ele é, um visionário, um pedaço de futuro nas nossas mãos.

O formato concha é dos mais naturais e familiares

Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

Smartphone dobráveis (já) há muitos, mas os meus favoritos são os de concha ou clam shell. Este vosso autor, tal como boa parte dos leitores, cresceram com este formato de telemóveis nos bolsos e há algo de extremamente satisfatório no abrir e fechar.

Dito isto, há também uma preocupação constante sempre que o abrimos, qual pequena joia se tratasse. Fico sempre algo preocupado com a saúde do ecrã ao abrir e fechar o Galaxy Z Flip3 5G, por muito que a Samsung o tenha testado até à exaustão.

Os materiais usados pela Samsung na construção deste telemóvel são três: vidro, metal (alumínio) e plástico. Encontramos o primeiro a revestir a traseira e o ecrã exterior, o segundo na sua estrutura e arestas, com o terceiro presente no interior e ecrã principal.

A certificação IPx8 é uma proeza da Samsung neste Galaxy Z Flip3 5G

Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

A fragilidade que imediatamente associamos a este formato dobrável está atenuada pela resistência à água conferida pela certificação IPx8. Além disso, temos também o vidro Gorilla Glass Victus a proteger a traseira do smartphone.

A superfície interna e o ecrã principal são revestidos por uma película especial - que não devem remover - preservando a ductibilidade e longevidade do ecrã AMOLED.

Em síntese, sentimos que a construção do Samsung Galaxy Z Flip3 5G é de excelência, mesmo com a presença de mais plástico (no ecrã) a que este formato obriga. Não há rangidos nem ruídos preocupantes ao manusear o smartphone em questão.

Fechado o Samsung Galaxy Z Flip3 5G aparenta ser um acessório de moda

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Um pequeno kit de maquilhagem, um discreto necessaire (tecnológico) com 183 gramas e uma espessura máxima de 17,1 mm (fechado). Dito isto, não o ignorarás no bolso, mas tem um peso, solidez e densidade particularmente satisfatórios.

Aberto, o smartphone é tão espesso como os demais telefones não dobráveis. Fechado, contudo, é inegavelmente espesso, mas menos que os seus antecessores diretos.

Ecrã exterior é mais útil do que possam pensar

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Tem 1,9 polegadas, tecnologia AMOLED, resolução 260 x 512 pixeis e brilho mais que suficiente para apresentar eficazmente as informações complementares como horas, temporizadores, alarmes, meteorologia e o ecrã para captar as selfies.

Este ano o ecrã exterior está consideravelmente maior e revelou-se mais útil do que inicialmente imaginei. É ótimo para ver as notificações, ler SMS e até responder a algumas delas, além de poder ser usado para colocar diferentes widgets.

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Pode simplesmente apresentar as horas, exibir compromissos do calendário, ou ser usado como um pequeno ecrã para garantir que ninguém é cortado da foto de grupo. De igual modo, também pode ser usado para garantir que a selfie fica perfeita.

Dica: experimentem usar os gestos para ativar a contagem regressiva da câmara fotográfica até captar a foto. Isto funciona na perfeição (ponto extra para a One UI da Samsung) e revelou-se útil na utilização do telefone.

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Face à geração anterior, o aumento de tamanho deste ecrã secundário será uma das melhorias em que irão reparar imediatamente ao usar o Samsung Galaxy Z Flip3 5G. Está mais útil, tem mais qualidade, tamanho e engrandece bastante este modelo.

As câmaras fotográficas são medianas, mas versáteis neste formato dobrável

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

O Samsung Galaxy Z Flip3 5G está equipado com duas câmaras principais de 12 MP com objetiva grande angular e ultra grande angular. A primeira destas câmaras tem tecnologia Dual Pixel PDAF e OIS (estabilização ótica da imagem).

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Temos ainda uma câmara frontal de 10 MP com objetiva grande angular que usaremos sobretudo para videochamadas ou selfies quando o telefone está aberto. Tal como as câmaras principais, os resultados produzidos são bons, mas não excelentes.

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Em síntese, temos câmaras fotográficas capazes de dar resposta às necessidades de 90% dos utilizadores. Não são o ápice da fotografia com smartphone, faltando sobretudo uma terceira câmara para mediar a ampliação (zoom) ótica da imagem.

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Fiel ao registo e tratamento de cor da Samsung, as fotos brilham quando captadas ao ar livre. Os tons quentes, cores vivas e bem saturadas saltam num ecrã AMOLED e mesmo posteriormente, ao serem vistas num ecrã maior de computador.

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

O mesmo já não pode ser dito, infelizmente, nas fotos de interior com iluminação artificial, sobretudo ao usar a função de aproximar (zoom) na própria aplicação de câmara fotográfica. Há, contudo, uma nota positiva a ser dada à aplicação de câmara da Samsung.

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

O modo de retrato no Samsung Galaxy Z Flip 3 5G é um dos aspetos mais positivos com a separação do objeto a ser mais limpa e respeitadora das arestas. Funciona mesmo em condições de baixa luminosidade, melhor que a maioria.

Em síntese, conseguimos captar os momentos mais importantes do nosso quotidiano com qualidade acima da média. O mesmo se pode dizer do vídeo captado pelo telefone, ideal para partilhar posteriormente nas redes sociais, por exemplo.

A bateria é uma desilusão no Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

O Samsung Galaxy Z Flip 3 5G tem uma bateria de 3 300 mAh, o que não é de todo grande para a média atual. Tem, positivamente, carregamento sem-fios a 10 W, carregamento sem-fios reverso a 4,5 W e carregamento por fios a 15 W.

A autonomia de bateria é medíocre, o que num telefone quase de excelência acabou por desiludir. Em síntese, com autonomia para 1 dia de uso normal, menos até se costumarem jogar no telefone, podem ter dificuldades em chegar ao final do dia.

Sabemos, contudo, que não há muito espaço para uma bateria neste formato dobrável e mais fino. É, portanto, uma troca que os consumidores terão que fazer - um dispositivo irreverente e elegante - por uma duração de bateria para mais de um dia.

O desempenho é muito bom no Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Equipado com o processador Snapdragon 888 5G da Qualcomm a 5 nm, bem como 8 GB de memória RAM, o desempenho está ao nível dos topos de gama de 2021. Ainda que não seja o telefone mais veloz do mercado, é perfeitamente satisfatório.

Seja para jogar, captar fotografias, ou usar qualquer aplicação de redes sociais, comunicações, entre outras, não senti nenhuma lentidão no telefone. Tem boas / excelentes especificações técnicas, merecendo a sua inclusão junto dos topos de gama.

A One UI encaixa como uma luva no Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

A interface de utilizador, a skin da Samsung é apelidada de One UI, revestindo todos os aspetos do sistema operativo Android. Aqui, no Samsung Galaxy Z Flip3 5G, a interface encaixa na perfeição para este smartphone lifestyle descontraído e divertido.

Trata-se de uma interface cheia de cor, com todas as ferramentas que precisarão para o usar sem preocupações ou não fosse este o smartphone ideal para quem procura uma alternativa mais trendy ao iPhone. É um telefone bom, bonito e irreverente.

O telefone é envolvente e a One UI também o é. Uma junção perfeita entre software e hardware, sublime na harmonia entre estes dois elementos. Não será a UI favorita para os puristas do Android, mas é quase hipontizante neste formato dobrável.

Recomendamos este smartphone dobrável a qualquer utilizador

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Ao despreocupado que procura um telefone irreverente. A quem quer um smartphone bonito, elegante e que salte à vista, também aqui a Samsung fez um excelente trabalho na escolha de esquemas de cor. Ao entusiasta tecnológico!

A forma como este smartphone se desdobra é não só natural como também nostálgica para uma boa maioria. Tudo nele simplesmente funciona e as "vincas" vão sendo corrigidas. É absolutamente divertido usar este telefone, oxalá a bateria durasse mais.

Pode não ter a melhor câmara no mercado dos smartphones, mas já dá, e bem, conta da tarefa. E não nos esqueçamos do quão fascinante é abrir e fechar este Samsung Galaxy Z Flip3 5G uma e outra vez, quase que por diversão.

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

O leitor de impressões digitais na lateral também funciona na perfeição, mas vais querer desbloquear o telefone ao desdobrar o seu ecrã como que por magia. É uma das melhores e mais refrescantes sensações neste mercado mobile.

Também temos pelo menos 128 GB de armazenamento interno para os nossos ficheiros e altifalantes estéreo que, apesar de existentes, pecam algo pelo corpo do som.

Mesmo sendo o smartphone dobrável mais barato da Samsung, o Flip3 está longe de ser acessível. Sobretudo quando podemos comprar o Galaxy S21 e mesmo o Galaxy S21+ (Plus) ao mesmo valor - mas certo é que não neste formato dobrável.

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Pontos fortes do Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

  • Audaz afirmação de estilo - é o smartphone Lifestyle
  • Impermeabilização com a certificação IPx8
  • Ecrã dobrável de 6,7 polegadas Dynamic AMOLED
  • Ecrã secundário - Super AMOLED de 1,9 polegadas
  • Interface One UI aplicada ao Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Pontos fracos do Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

  • Autonomia de bateria abaixo da média - cerca de 1 dia
  • Carregamento lento para o padrão atual
  • Câmaras fotográficas boas, mas não a par dos demais flagships
  • Preço alto perante "não dobráveis" como o Galaxy S21
  • Enquadrar as fotos com o ecrã secundário obriga a algum treino

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Pontuação 4gnews (de 0 a 10)

Escolhas de design

8,5

Qualidade de construção

8,5
Ecrã 9
Qualidade de som 7

Performance / Desempenho

8,5

Interface / UI

8

Câmara

7

Bateria

5

Qualidade / Preço

7
Pontuação 7,6 - Bom

A 4gnews agradece à Samsung o envio do produto para teste.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.