1. Recurso ECG e monitorização da pressão arterial
O Galaxy Watch8 chegou agora ao mercado e traz consigo vários recursos, mas alguns dos quais estão reservados para quem tem um smartphone Samsung para emparelhar. A funcionalidade ECG, por exemplo, só funciona com smartphones da marca.
A razão para isso acontecer é que este recurso apenas foi aprovado pelas autoridades com a monitorização a ser feita por um smartwatch e smartphone da Samsung. Assim, a gigante sul-coreana consegue medições mais precisas.
O mesmo se passa com a medição de pressão arterial. Mas aqui as coisas são um pouco mais complexas. É que para medir a pressão arterial com o Galaxy Watch8 é preciso calibrar primeiro o relógio com um monitor de pressão arterial.
Só depois de feita esta calibração é que o smartwatch está pronto para fazer a medição. Mais uma vez, a Samsung preferiu ter mais controlo sobre a precisão da monitorização e limitou o recurso à compatibilidade com telefones do seu ecossistema.
2. Notificações de anomalias na frequência cardíaca
Se o Galaxy Watch8 detetar alguma anomalia na frequência cardíaca, emite um alerta para avisar o utilizador. Mas só se estiver emparelhado com um smartphone Galaxy. Com smartphones Android, o relógio faz a monitorização do batimento cardíaco convencional.
Mais uma vez, estas notificações foram aprovadas pelas autoridades apenas dentro do ecossistema Samsung e é por essa razão que os alertas não funcionam com smartphones Android.
3. Deteção de apneia do sono
O recurso que deteta sinais de apneia do sono também é um exclusivo do ecossistema Samsung. Aqui não fica clara a razão que levou a gigante sul-coreana a limitar este recurso aos seus smartphones.
Mas há boas notícias. A monitorização do sono com deteção de ressonar funciona com todos os smartphones Android compatíveis com o Galaxy Watch8. Pelo menos, há essa informação para transmitir ao médico.