O Samsung Galaxy Watch7 é já um “velho conhecido” do mercado, mas continua muito atual e a fazer frente aos seus concorrentes. Desde o seu lançamento que a gigante sul-coreana o promove como um dispositivo focado na saúde e bem-estar.
Nas últimas semanas usei este “velho amigo” para confirmar a sua visão holística da saúde. Agora é o momento de te contar tudo sobre este smartwatch cool.
Unboxing
Rápido, simples e com o que é preciso para começar a usar o Galaxy Watch7. Este smartwatch da Samsung inclui na caixa a base magnética de carregamento USB-C e o relógio.
Na realidade também não é preciso mais nada para começar a usar e explorar todos os seus recursos.
Design e construção
A Samsung manteve no Galaxy Watch7 a estética do seu antecessor. Ambos contam com um mostrador redondo e os botões físicos para navegação. Mas uma alteração subtil faz toda a diferença quando ambos os dispositivos são colocados lado a lado.
O Galaxy Watch7 tem um look e charme muito cool, descontraído, mas também elegante e adaptável a qualquer ocasião. Este design diferencia-se também dos seus concorrentes diretos por ser mais parecido com o de um relógio convencional.
É preciso salientar que a sua beleza conquista os olhares à sua volta. Nunca tinha ouvido tantas vezes a frase: “olha que esse relógio é mesmo giro”.
Quando interroguei os meus interlocutores sobre o “giro”, invariavelmente a resposta foi que era discreto, bonito, descontraído e todos acabaram por dizer: “esse relógio eu usava”. Portanto, sobre o design estamos conversados, o ar cool do Watch7 é um sedutor nato.
Este estilo descontraído fica a dever-se à bracelete integrada em silicone resistente e com uns socalcos que lhe conferem a tal personalidade cool. Outro ponto positivo é que esta pulseira é também muito cool no que respeita a conforto na utilização.
Assenta bem no pulso, sendo suave e macia a cada movimento feito. Na altura de dormir, agradecemos estes atributos. E é também muito simples de trocar. Basta tocar numa pequena patilha no interior da bracelete para esta se libertar.
Ao alterar ligeiramente um design que resulta bem, a Samsung conseguiu que o Watch7 se tornasse um sedutor nato e em termos de estética, o dispositivo merece nota máxima.
Ecrã
O Galaxy Watch7 está equipado com um ecrã de 1,5 polegadas que fornece uma resolução de 480 por 480 pixéis. O facto de estar acomodado num mostrador generoso sem moldura dá-lhe uma área de visualização enorme e que torna a leitura dos dados muito rápida e fácil.
O painel tátil é também bastante responsivo. Um toque leve põe toda a interface a mexer e rapidamente estamos no recurso pretendido. Mesmo numa sessão de treino mais ativa, o ecrã do Watch7 vai deixar-te ver tudo ao primeiro olhar, pelo seu tamanho e também por lidar bastante bem com a luz solar.
Samsung Galaxy Watch7 - Especificações técnicas
Ecrã | AMOLED de 1,5 polegadas, 480x480 pixéis |
Sistema operativo | WearOS |
Processador | Exynos W1000 |
Conectividade | Bluetooth 5.3, GPS, 4G (LTE) |
Bateria | 425 mAh |
Carregamento | Magnético |
Sensores | BioActive, SpO2, temperatura (pele), batimento cardíaco |
Interface, App e recursos
Antes de falar sobre qualquer um destes três pontos – interface, app e recursos – há que salientar um dado. Para se ter uma experiência completa e plena com o Galaxy Watch7 é necessário um smartphone Galaxy.
Atenção, é importante referir que o Galaxy Watch7 é compatível com smartphones Android e iOS, mas alguns recursos só vão funcionar se este smartwach estiver emparelhado com um smartphone Galaxy. Dois bons exemplos são a pontuação de energia e o detetar de ressonar durante a noite. Este é um ponto menos positivo, mas cada marca tem as suas estratégias comerciais.
Esclarecido este ponto, a interface do Galaxy Watch7 é intuitiva e com uns deslizes para a direita, esquerda, cima e para baixo, chegamos rapidamente a todas as funcionalidades.
Por sua vez, a app Health tem um leque enorme e bastante variado de opções para monitorizar, rastrear e melhorar vários parâmetros de saúde.
Aqui temos treino de sono, exercícios mindfulness e um relatório bastante completo e pormenorizado de todos os dados recolhidos pelo relógio. E é exatamente isso que desejamos num smartwatch que está direcionado para se focar no nosso bem-estar.
O Galaxy Watch7 também reconhece gestos. No meu caso, defini que juntar dois dedos servia para atender chamadas, agitar o pulso para cancelar alertas e o movimento truz truz (bater a uma porta) ligava a lanterna. A maior parte das vezes reconheceu o gesto e cumpriu a tarefa.
Por vezes, fui menos bem-sucedida a atender chamadas e a cancelar alertas, mas tal pode ficar a dever-se a um mau posicionamento do smartwatch no pulso. Contas feitas, este recurso funciona tão bem como esperado.
Desempenho e sistema operativo
O Galaxy Watch7 executa WearOS e isso significa que vai ter todo o universo Google no pulso, à distância de um toque. Google Maps, Play Store são algumas das benesses disponíveis e muito úteis.
Este smartwatch é também muito rápido e fornece um desempenho bastante sólido. Cortesia do processador Exynos W1000, baseado no processo de 3 nm.
Todas as notificações recebidas no smartphone são religiosamente duplicadas no smartwatch; não vais perder pitada de nenhuma aplicação (WhatsApp incluído), email e mensagem escrita. Com o Galaxy Watch7 estás mesmo sempre ligado.
Saúde e desporto
O Galaxy Watch7 está equipado com GPS de dupla frequência e não deixa ninguém perdido em lado nenhum. Para os adeptos da prática de atividade física este pode ser o derradeiro companheiro.
Inclui uma mão-cheia de treinos seja no exterior como também dentro de um ginásio. Melhor ainda, permite que o utilizador crie uma rotina de treino totalmente personalizada.
És tu que escolhes todos os exercícios que vais fazer, inclusive no aquecimento para a sessão e no alongamento no fim do treino. Se és fã da prática de desporto, tens aqui um companheiro à altura.
Como já dissemos anteriormente, o Galaxy Watch7 está bastante focado na tua saúde e bem-estar, tendo também uma abordagem holística. Todos os dias, logo pela manhã, recebes uma pontuação de energia.
Este cálculo é feito por tecnologia IA e usa os dados de sono e de atividade física para te dizer se estás em grande forma para um dia movimentado ou não. O relatório é bastante completo, mostrando-te a variabilidade da frequência cardíaca, temperatura da pele e frequência respiratória durante o sono.
Com o passar dos dias, dei por mim a consultar este recurso e a confiar cada vez mais na pontuação de energia. Os dados estão lá todos e até há um gráfico que mostra a evolução do nosso descanso. Funcionalidade excelente.
Bateria
No meu pulso, a bateria do Samsung Galaxy Watch7 aguentou um dia, uma noite e mais meio-dia. É preciso esclarecer que durante as reviews não damos propriamente um uso moderado ao smartwatch. Habitualmente, apenas desativo a função Always-On-Display para não ser uma sangria absoluta da autonomia.
Este é um ponto no qual a Samsung tem espaço para melhorar. Sobretudo se continuar a equipar os seus smartwatches com processadores como este Exynos W1000 que contam com um desempenho tão bom. Agora, só é preciso melhorar a eficiência energética.
Um carregamento total da bateria leva pouco mais de uma hora e o sistema magnético de carregamento funciona bem, não obrigando a que coloquemos o smartwatch numa posição artística para ter a certeza de que está a carregar.
Conclusão
A Samsung pouco mexeu no design, mantendo no Galaxy Watch 7 a mesma estética que utilizou no modelo anterior.. Mas, surpresa, este smarwatch é um sedutor nato que faz virar cabeças na sua direção. Tudo graças a um estilo muito cool, mas elegante e discreto que parece agradar a gregos e troianos.
O processador Exynos W1000 tem um papel fundamental neste dispositivo ao dar-lhe um desempenho mais do que sólido, rápido e suave. O WearOS, por sua vez, traz consigo o universo Google para o pulso, o que é sempre muito bem-vindo.
O reconhecimento de gestos rápidos funciona bem e as notificações ainda melhor. O ecrã funciona bem em ambiente interior, assim como no exterior, graças a um mostrador generoso e uma ausência de molduras que lhe permitem ter uma boa área de visualização.
Os recursos para o desporto são muitos e até permite personalizar treinos com sessões de aquecimento e alongamento. É uma escolha acertada para desportistas, por essa razão.
A abordagem mais holística à saúde e bem-estar também vai agradar a muitos utilizadores. O uso de tecnologia IA para avaliar a pontuação de energia diária do utilizador funciona às mil maravilhas e recomenda-se.
No entanto, há ainda espaço para melhorar. Seria desejável uma melhor autonomia e também que disponibilizasse todos os recursos para todos os smartphones com que é compatível. Mas há funcionalidades que estão reservadas para o universo Galaxy.