Samsung Galaxy Tab S4 será compatível com a Samsung DeX

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi em 2017 que a empresa sul-coreana nos deu a conhecer a Samsung DeX. Trata-se de um acessório que, quando acoplado a um Galaxy S8 ou Galaxy S9, nos proporciona uma experiência próxima de um PC. Depois dos smartphones, em breve será tempo de também o Samsung Galaxy Tab S4 ter a mesma capacidade.

Os dispositivos móveis que temos conhecido ao longo dos últimos anos são cada vez mais capazes. O seu hardware já pode lidar com tarefas bem exigentes, em alguns casos sendo até capazes de substituir um computador.

Vê ainda: Microsoft – Panos Panay confirmou mais detalhes sobre o Surface Pocket

No entanto, há algumas tarefas que não podem ser equiparáveis, até pela dimensão dos ecrãs. É aqui que entra a Samsung DeX. Este acessório permite a conexão de um monitor, ecrã e teclado precisamente para tentar diminuir esta distância.

Naturalmente que, ainda assim, estarás limitado ao hardware do teu smartphone e ao seu ecossistema. O sistema operativo continuará a ser o Android, porém, num ecrã de maiores dimensões.

Samsung Galaxy Tab S4 funcionará como segundo ecrã com a Samsung DeX

Mas por falar em Android num ecrã de maiores dimensões, temos de chamar ao assunto o próximo Samsung Galaxy Tab S4. Este será o próximo tablet da empresa sul-coreana, supostamente a ser desvendado aquando do Galaxy Note 9.

Ao que tudo indica, este Galaxy Tab S4 será um verdadeiro topo de gama. A GFXBench já nos mostrou que este tablet contará com o processador Qualcomm Snapdragon 835. Embora tenha sido desvendado em finais de 2016, não deixa de ser um SoC topo de gama ainda bastante capaz.

Teremos ainda 4GB de memória RAM e 64GB de memória interna. O seu ecrã será de 8 polegadas com uma resolução de 2560 x 1600 pixels. Espera-se também uma câmara frontal de 8MP e uma traseira de 12MP.

Ainda assim, a principal novidade do novo Galaxy Tab S4 será a sua compatibilidade com a Samsung DeX. Esta informação é avançada pela SamMobile, publicação fortemente ligada aos desígnios da empresa sul-coreana.

Segundo a fonte, este Tab S4, quando acoplado à DeX, funcionará como um ecrã secundário. Algo que faz sentido devido à sua dimensão de 8 polegadas. No entanto, não foram adiantados quaisquer detalhes sobre o seu funcionamento.

A confirmar-se este dado, teremos aqui o primeiro tablet a ser compatível com a DeX. Isto levanta ainda outra questão relacionada com a dimensão de ambos os dispositivos.

Repara que as DeX presentes no mercado foram construídas para funcionar com smartphones. Dispositivos naturalmente mais pequenos que um tablet. Será que os mesmos conseguirão, ainda assim, ser compatíveis com o novo Tab S4 ou a empresa irá também desvendar uma nova DeX?

Assuntos relevantes na 4gnews:

LG aposta nos BTS para dar a conhecer o seu novo LG G7 ThinQ

Huawei e Xiaomi trarão novas impressoras este Verão

Apple quer fazer dos seus ‘Mapas’ a escolha dos utilizadores de iPhone

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.