xperiaz5

O vindouro Samsung Galaxy S7 é suposto ter uma câmara de 20 MP, com o próprio sensor da Samsung ISOCELL, o que seria um upgrade sobre o atual Galaxy S6, com câmara de 16MP.

Mas ao que parece, a Samsung ficou impressionada com o novo sensor IMX300 da Sony. Tanto que o quer incorporar no Galaxy S7, apesar do mesmo fazer concorrência ao ISOCELL. Não sabemos, no entanto, se a Samsung vai utilizar ambos os sensores mas dado que a empresa coreana tem o hábito de encher a sua gama Galaxy de características de luxo, talvez tenhamos um terminal com o melhor de duas empresas concorrentes, dependendo do modelo ou região.

   

O sensor IMX300 pode ser encontrado no Xperia Z5, que já causou boas impressões com o site de benchmarking de câmaras DxOMark, atingido uma pontuação de foto e vídeo de 88 e 86, respetivamente. Já agora, como comparação, o Samsung Galaxy S6 Edge teve uma pontuação de 88 e 84 e o Nexus 6P 86 e 79.

O entrave neste momento é que a Sony quer manter o sensor exclusivo para a linha Xperia, estando a Samsung supostamente em negociações agressivas para poder ter o sensor no Galaxy S7. Apesar de a Sony estar a fazer-se de difícil, é bem provável que venham a ceder, considerando a quantidade de unidades do Galaxy S7 que se irão vender e que o mercado das câmaras móveis é dos poucos aspetos em que a Sony está a ter bom desempenho financeiro de momento.

Existe especulação de que o IMX300 é na verdade um sensor de 25MP. Isto parece ter trazido problemas à Samsung, visto que o seu próprio sensor é de 20MP. Assim, não podem publicitar o Galaxy S7 com um sensor de 20MP e outro de 23MP. Mas, ao que parece, a Samsung tem alguns truques de compressão na manga para chegar a uma marca uniforme de 20MP.

O IMX300 da Sony tem um tempo de foco rapidíssimo, focando em apenas 0,03 segundos. O ISOCELL da Samsung tem processamento de 29 nanómetros e nova tecnologia RWB para melhorar a sensibilidade à luz e produzir menos ruído em fotos mais escuras. Portanto, qualquer que seja o sensor da câmara traseira do Galaxy S7, não vai ficar atrás de ninguém.

Talvez queiras ver:

😉