Os Samsung Galaxy S25 estão quase a ser anunciados e os segredos que ainda nos reservam são cada vez menos. No entanto, hoje chega uma notícia que promete dar um pouco mais de paz de esperto aos seus utilizadores.
Samsung Galaxy S25 terão funcionalidade de deteção de acidentes de carro
Ao que tudo indica, os próximos topos de gama da Samsung contarão finalmente com uma funcionalidade para deteção de acidentes de carro. A descoberta foi feita pela publicação Android Authority após analisar ficheiros relacionados com o Galaxy S25 Ultra.
Tal como podes ver na imagem acima, nesses ficheiros foi encontrada um pedaço de texto referente a um "sensor de ativação de deteção de colisão de carro". Uma descrição bastante elucidativa do seu propósito.
A parte mais interessante é que os textos descobertos referem que se trata de um sensor composto. Isto significa que o mesmo agregará informações de outros sensores do smartphone para ter uma noção mais precisa daquilo que realmente está a acontecer.
Tal como acontece nos smartphones Pixel, este sensor deverá ser capaz de perceber automaticamente se tiveste um acidente de carro. Nesse caso, ele ligará para os serviços de emergência para que a devida assistência seja prestada.
Este é o tipo de funcionalidades que pode salvar vidas. Em casos em que os acidentados ficam inconscientes, estes não conseguem chamar ajuda e uma resposta rápida das equipas de socorro pode ditar a diferença entre a vida e a morte.
É curioso notar que esta não é a primeira vez que este tipo de funcionalidade é apontada aos smartphones da Samsung. Nos meses que antecederam o lançamento de modelos como os Galaxy S24 ou o Galaxy Z Fold 5 este foi um dos rumores veiculados pelas entidades competentes.
Até modelos com a One UI 5.1.1 continham pedaços de código com referência a uma definição relativa a um sensor para deteção de acidentes. Todavia, por razões que provavelmente nunca conheceremos, esse projeto nunca se concretizou.
Veremos se será com o lançamento dos Samsung Galaxy S25 que a sul-coreana traz finalmente esta opção para o mercado. Tal será certamente esclarecido já em janeiro por ocasião da apresentação oficial destes smartphones.