Samsung Galaxy S24: vídeo compara versão Snapdragon 8 Gen 3 com Exynos 2400

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Os Samsung Galaxy S24 trouxeram diferentes processadores consoante o mercado. Na Europa, os modelos base chegam com o processador Exynos 2400, ao passo que noutros mercados estes modelos ostentam o Snapdragon 8 Gen 3.

Perante este cenário, coloca-se novamente a questão se haverá diferenças entre as duas versões. Para responder a esta questão, o canal Techmo colocou frente-a-frente as duas versões do Samsung Galaxy S24.

Versão com Snapdragon 8 Gen 3 sai vencedora deste embate

O vídeo que podes ver acima executa uma série de tarefas em ambos os smartphones para perceber se há diferenças entre ambos. As conclusões mostram, uma vez mais, uma ligeira vantagem para a versão com o Snapdragon 8 Gen 3.

Ambos os modelos do Samsung Galaxy S24 começam com a sua bateria a 100%. Contudo, no final do vídeo vemos que a versão Exynos 2400 desliga-se quando a sua rival ainda possui 17% de bateria.

Isto demonstra que o processador da Qualcomm volta a ser mais eficiente que a versão com o Exynos 2400. E para esse resultado contribui ainda o calor gerado em ambas as versões do Galaxy S24.

Como já deves estar a imaginar, a versão com Exynos 2400 aquece mais que a sua rival, chegando mesmo a diminuir o brilho do ecrã durante o teste 3DMark GPU. Pior ainda é o facto de, a meio do teste, esta versão do Samsung Galaxy S24 bloquear totalmente.

Relativamente a desempenho bruto, o diferencial entre ambos é marginal, embora a versão Snapdragon 8 Gen 3 leve alguma vantagem. Isso poderá estar relacionado com o calor gerado no smartphone.

Em suma, verifica-se, uma vez mais, uma ligeira vantagem para o processador da Qualcomm. Ainda assim, este teste indica que a Samsung fez um melhor trabalho na otimização do seu processador e conseguiu aproximá-lo mais do seu direto rival.

Importa sublinhar, por fim, que este teste foi realizado com a versão base do Galaxy S24, a menor da série. Isto coloca a questão se o Galaxy S24+, com um sistema de refrigeração maior, poderia porta-se um pouco melhor, pelo menos no capítulo do sobreaquecimento.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.