Samsung Galaxy S24 Ultra fica aquém do esperado nos testes à câmara da DXOMark

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Samsung Galaxy S24 Ultra chegou hoje oficialmente às lojas mundiais e também hoje ficamos a conhecer o veredicto da DXOMark relativamente à sua câmara. Infelizmente para a sul-coreana, as conclusões não são as melhores.

A pontuação final global concedida ao Samsung Galaxy S24 Ultra foi de 144 pontos, o que nem é bom, nem é mau. Isto espelha bem que as alterações feitas pela marca à câmara deste modelo falharam em trazer melhorias significativas face à última geração.

Samsung Galaxy S24 Ultra fica atrás de smartphones lançados em 2022

A pontuação concedida pela DXOMark coloca o Galaxy S24 Ultra na 18ª posição da sua hierarquia. Apesar de superar o posicionamento do seu antecessor, este modelo ficou atrás de modelos lançados em 2022, como o iPhone 14 Pro ou o Google Pixel 7 Pro.

Samsung Galaxy S24 Ultra DXOmark

Os especialistas da entidade DXOMark ficaram agradados com as fotografias de retrato em boas condições de luz. Neste cenário, obtiveram resultados com cores vivas e naturais que, esporadicamente, apresentam-se mais realistas que as tiradas com o iPhone 15 Pro Max.

Estes acreditam que a incorporação da Inteligência Artificial no Galaxy S24 Ultra ajudou a obter estes resultados. Contudo, é difícil aferir o quão importante é esta tecnologia para a obtenção destes resultados.

A DXOMark enaltece ainda o desempenho da câmara grande angular em condições com boa luminosidade. No que concerne ao capítulo do zoom, estes especialistas sublinham o bom detalhe e qualidade da imagem nas diferentes secções de zoom desta câmara.

O vídeo foi, sem dúvida, o departamento que menos beneficiou das novidades incluídas no Samsung Galaxy S24 Ultra. A DXOMark aponta que os vídeos gravados neste smartphone são afetados por uma instabilidade nas cores e exposição.

Pontos positivos da câmara do Samsung Galaxy S24 Ultra

  • Brilho vivo e agradável em todas as condições para fotos e vídeos quando visualizados em ecrã HDR
  • Exposição precisa até pouca luz na foto
  • Balanço de branco neutro e renderização de cores precisa na maioria dos cenários de teste para foto, zoom e vídeo
  • Bons detalhes com boa luz
  • Ruído bem controlado com boa luz para fotos e vídeos
  • Estabilização de vídeo eficaz

Pontos negativos da câmara do Samsung Galaxy S24 Ultra

  • Ruído, principalmente nas áreas de sombra e nos cantos da imagem em fotografia
  • Ruído em vídeo com pouca luz
  • A profundidade de campo baixa resulta em sujeitos de fundo fora de foco em fotos de grupo
  • Atraso perceptível entre pressionar o obturador e capturar sob diversas condições de teste
  • Instabilidades na exposição e equilíbrio de branco em fotos e vídeos
  • O foco do vídeo demora a reagir
  • Perda de detalhes com pouca luz

Em suma, o Samsung Galaxy S24 Ultra conta com uma câmara bastante capaz que entregará um desempenho satisfatório em vários cenários. Todavia, falhou em definir um novo padrão de fotografia e vídeo no segmento móvel.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.