Samsung Galaxy S24 recebe excelente pontuação na taxa de reparabilidade

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung acaba de estabelecer um novo padrão de sustentabilidade e reparabilidade com o seu mais recente modelo, o Galaxy S24. Num teste de desmontagem realizado pelo canal do YouTube PBKreviews, este dispositivo impressionou pela sua construção interior e alcançou uma pontuação de 9 em 10 na sua capacidade de reparação.

Durante a análise descobriu-se que o Galaxy S24 possui uma câmara de vapor de cobre consideravelmente maior do que a do seu antecessor. Esta quase duplica o tamanho. Para aceder ao interior do smartphone, a placa traseira pode ser removida após a aplicação de calor. Esta é uma técnica já conhecida, mas que exige cuidado.

Lentes das câmaras do Galaxy S24 podem ser substituídas facilmente

Um ponto bastante importante é a facilidade com que as lentes da câmara podem ser substituídas individualmente. Este é um detalhe que simplifica as reparações e potencialmente pode reduzir os custos para os utilizadores. O design de duas camadas da motherboard mantém-se, seguindo o padrão do ano anterior.

A câmara frontal de 12 MP, embora colada, pode ser substituída com o uso de um instrumento afiado para cortar a cola. Já as câmaras traseiras são facilmente removíveis, destacando-se pela inclusão de OIS (estabilização ótica de imagem) tanto na câmara principal quanto na teleobjetiva.

A bateria é sempre um componente crítico para a longevidade do dispositivo. Esta pode ser facilmente removida graças a uma aba de puxar. Este detalhe é particularmente importante, se considerarmos que a substituição da bateria é uma das reparações mais comuns em smartphones.

O Galaxy S24 conseguiu uma pontuação quase perfeita devido à disponibilidade de peças, facilidade de substituição da bateria e outras peças diversas como a porta de carregamento. Embora a substituição do ecrã seja um desafio maior, principalmente devido à dificuldade de remoção sem danos, este aspeto é compensado pela organização interna e pela rapidez com que as reparações podem ser realizadas.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.