Samsung Galaxy S24 pode receber função para deteção de acidentes de viação

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os Samsung Galaxy S24 foram apresentados a meados deste mês e durante o evento a empresa não falou em nenhuma função para deteção de acidentes de viação. Contudo, sabemos agora que estes equipamentos poderão, futuramente, receber essa opção.

A descoberta foi feita pelo conhecido Mishaal Rahman e partilhada pela Android Police. Ao esmiuçar as opções dos equipamentos da sul-coreana, este deparou-se com a listagem de um sensor "Car Crash Detect Wakeup".

Samsung Galaxy S24 e Galaxy Z Fold 5 contam com "sensor" para deteção de acidentes

Em rigor, Rahman encontrou este sensor no seu exemplar de um Galaxy Z Fold 5. Após essa descoberta, ele acabou por descobrir que também o seu exemplar do Galaxy S24 Ultra o possui.

Galaxy S24 sensor
Créditos: Android Police

Investigando um pouco mais a temática, ele percebeu que não se trata de um sensor físico presente nos smartphones em causa. Na verdade, falamos de um sensor composto ou virtual capaz de processar e fundir dados de outros sensores físicos subjacentes.

Como acontece noutros smartphones, o equipamento poderá socorrer-se de dados fornecidos pelo acelerômetro e giroscópio para detetar possíveis acidentes de viação. Além disso, pode ainda utilizar dados fornecidos pelo GPS e microfones do equipamento.

Voltando às descobertas de Mishaal Rahman, este deparou-se ainda com uma aplicação de sistema na One UI 6.1 denominada "MoccaMobile". Ao que tudo indica, esta contém código para iniciar ou parar um sensor de deteção de acidentes.

Como pode a Samsung disponibilizar esta função após o lançamento dos seus smartphones?

Esta poderá ser uma das interrogações presentes na mente dos nossos leitores. Não deveria esta funcionalidade ser implementada no desenvolvimento do smartphone?

As descobertas que agora partilhamos indiciam que a Samsung esteve ou ainda está a desenvolver esta opção para os seus equipamentos. Por isso, colocou no seu software as bases para a concretização da mesma em tempo oportuno.

Como sensores como o acelerômetro e giroscópio já estão presentes nos Galaxy S24, a Samsung poderá necessitar apenas de habilitar a interpretação desses dados no seu software. Algo que poderá fazer quando desejar com uma simples atualização.

Contudo, fazer uma interpretação rigorosa e credível destas informações certamente não será fácil de concretizar. Isto porque ninguém desejará ter o seu smartphone a ligar para os serviços de emergência de forma automática sem que tal seja necessário.

Por enquanto, a Samsung não quis esclarecer estas descobertas. Fica apenas no ar a possibilidade de ter ser implementado futuramente nos topos de gama da sul-coreana.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.