Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy S23 Ultra: o que faz deste o smartphone do ano em 2023

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Na última quinta-feira, 23 de novembro, realizou-se a edição de 2023 dos prémios 4gnews. Neste evento anual premiamos a melhor tecnologia e os smartphones são um segmento para o qual olhamos com grande atenção.

A categoria de “smartphone do ano” é, por isso, uma das mais importantes. O Galaxy S23 Ultra, da Samsung, venceu nesta categoria, num ano em que não lhe faltaram concorrentes sedentos de lhe roubar o trono. Mas o que faz do Samsung Galaxy S23 Ultra, para a equipa 4gnews, o smartphone do ano.

Samsung Galaxy S23 Ultra

Consistência e versatilidade são pontos-chave

O Galaxy S23 Ultra está longe de ser o smartphone mais inovador do ano. Na verdade, nem mudou assim tanto esteticamente face ao antecessor (que também venceu o nosso prémio). O que a Samsung soube conceber foi um dispositivo que melhorasse onde era preciso.

Tudo começa no desempenho e eficiência energética. Finalmente a Samsung abriu mão dos processadores próprios e colocou o Snapdragon 8 Gen 2 neste dispositivo. Calhou ser num ano em que a Qualcomm acertou em cheio num balanço entre desempenho e eficiência. Isto faz do S23 Ultra um portento de desempenho com uma autonomia excelente.

Samsung Galaxy S23 Ultra

E essa consistência mantém-se meses depois. O dispositivo continua a ser um verdadeiro monstro em qualquer tarefa. Já recebeu a atualização do Android 14 e as suas câmaras são provavelmente as mais versáteis que encontras no mercado.

Câmara de 200 MP e zoom ótico de 10 vezes

A câmara principal com sensor de 200 MP produz imagens com bastante detalhe e cores atrativas. E para os fãs de zoom, o S23 Ultra continua a ser opção mais consistente. O seu zoom ótico de 10 vezes sem perda de qualidade destaca-se da concorrência. E tens ainda zoom digital até 100 vezes.

Samsung Galaxy S23 Ultra

O áudio neste dispositivo também do melhor que encontras na indústria, sendo um campo onde seguramente a Samsung deu mais atenção. Ao complementá-lo com o seu fantástico ecrã de 6,8 polegadas, tens aqui um dispositivo perfeito para consumir multimédia.

Samsung DeX e S Pen tornam-no num dispositivo único

Por último, mas não menos importante, há duas coisas que tornam este dispositivo ainda mais apetecível. Tem suporte para Samsung DeX, para que o possas ligar a um monitor (com ou sem fios) e desfrutar de uma experiência semelhante à de um desktop com teclado e rato.

E há obviamente que falar da S Pen. Este é o único smartphone topo de gama do mercado que traz uma caneta inteligente incorporada. Poderá ser algo considerado despiciendo para muitos, mas será um acessório essencial para outros.

Samsung Galaxy S23 Ultra

O Galaxy S23 Ultra chegou ao mercado perto dos 1500 €. Mas esta altura do ‘campeonato’ já o encontras na Amazon abaixo dos 1000 €. Por este preço é um smartphone simplesmente imprescindível. Além disso, terá mais 3 anos de atualizações Android garantidas (além do Android 14) e quatro anos de atualizações de segurança.

Não há smartphones perfeitos. Mas olhando para 2023, o Galaxy S23 Ultra é o aparelho que mais perto fica dessa perfeição.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.