O smartphone Samsung Galaxy S23 FE será lançado no mercado durante o terceiro trimestre do ano para fazer frente ao novo "campeão" de gama média / alta, o Nothing Phone (2). Chegará como parte integrante da gama Galaxy FE, apostando sobretudo na relação qualidade / preço, com novos recursos para fazer frente à concorrência em pleno 2023.
Todavia, este mesmo smartphone Samsung pode não chegar a todos os mercados globais e regiões do mundo com as mesmas caraterísticas, ou pelo menos com o mesmo "músculo". Em causa estão novas fugas de informação que nos dão a conhecer resultados de benchmarks distintos para este mesmo telemóvel.
Galaxy S23 FE é o próximo campeão da qualidade / preço da Samsung
Ao que tudo indica, a versão norte-americana do Samsung Galaxy S23 FE, a ser lançada nos Estados Unidos da América, deve chegar ao mercado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm. O chipset é um dos melhores (mesmo) em 2023.
Todavia, o mesmo Samsung Galaxy S23 FE para os demais mercados globais, incluindo portanto a Europa, pode trazer "apenas" o processador Exynos 2200 da própria marca. Ainda que poderoso, não está perfeitamente ao nível do chipset Qualcomm.
Face ao exposto, para rivalizar em pleno com o novo telemóvel Nothing Phone (2), o lançamento da Samsung deveria empregar os mesmos componentes, sendo o processador o mais importante. Assim, é provável que no nosso mercado o seu apelo seja menor.
Podemos ter duas versões do smartphone Samsung Galaxy S23 FE
Para efetivamente rivalizar com o novo Nothing Phone (2), o Samsung Galaxy S23 FE terá que provar o seu mérito também junto dos testes de benchmark. Aí, damos conta de dois números ou referências de modelo para o mesmo telemóvel.
A saber, teremos o SM-S711B,ao passo que o segundo será o SM-S711U1, ambos já listados em página oficial da marca. Este último, ao que tudo indica, será um modelo ou variante exclusiva para o mercado dos Estados Unidos da América.
Podemos ainda observar, e como bem aponta a publicação MySmartPrice, as demais caraterísticas principais do telefone Samsung, sem diferenças de maior.
Em todo o caso, e apesar dos diferentes processadores empregues em cada uma destas versões, certo é que a discrepância entre modelos não é muito significativa. Ela existe, é certo, mas entre o Snapdragon 8+ Gen 1 e o Exynos 2200 as diferenças práticas para uma boa parte dos consumidores não será de grande relevância.
Chipsets Qualcomm Snapdragon vs Exynos
Em todo o caso, para quem procura sempre o melhor desempenho, seria de esperar que também à Europa chegasse a variante equipada com o processador Qualcomm. Sobretudo pela melhor eficiência energética com a sua litografia a 4 nm.
Importa frisar que, além do processador, as demais caraterísticas técnicas serão mantidas. Ou seja, terão o mesmo ecrã, as mesmas câmaras, memória RAM, armazenamento interno, bateria, construção, design e uma mesma potência de carregamento.
A principal e única disparidade entre os modelos será assim o tipo e modelo de processador usado. Teremos nos Estados Unidos da América o Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm, ao passo que o resto do mundo terá direito ao Exynos 2200.
Poderá esta decisão afetar o desempenho do Samsung Galaxy S23 FE no mercado? Sobretudo com o Nothing Phone (2) bem apetrechado e com uma relação qualidade / preço extremamente cativante a chegar em breve às nossas lojas?
Por fim, temos ainda um dos smartphones mais irreverentes do mercado, o modelo original da Nothing com excelente preço na Amazon, bem abaixo dos 400 €.
Ecrã: 6,55 polegadas OLED a 120 Hz
Resolução: 1080 x 2400 pixeis - 900 nits
Processador: Snapdragon 778G+ 5G (6 nm) da Qualcomm
Armazenamento: desde 128 GB
RAM: desde 8 GB
Câmara: 50 + 50 MP / 16 MP
Bateria: 4.500 mAh a 33 watts
Dimensões: 159,2 x 75,8 x 8,3 mm
Peso: 194 gramas
Lançamento: julho de 2022
Editores 4gnews recomendam: