Samsung Galaxy S21 poderá trazer uma das tecnologias mais esperadas do momento

Carlos Oliveira
Comentar

Ainda é cedo para que a Samsung desvende o próximo membro da família Galaxy S. Isso só deverá ocorrer em fevereiro do próximo ano, mas já começam a surgir os primeiros rumores sobre o equipamento.

Quem dá início à especulação é conhecido Ice Universe. Através da sua conta no Twitter, ele refere que o Samsung Galaxy S21 poderá trazer uma câmara frontal embutida no ecrã.

Samsung is considering using the under-screen camera technology on the Galaxy S21 first, and is evaluating the feasibility of the technology.

— Ice universe (@UniverseIce) 9 de abril de 2020

Câmara frontal no ecrã poderá chegar ao Samsung Galaxy S21

Em primeiro lugar, importa notar que Ice Universe se refere a este modelo como Galaxy S21, mas ninguém sabe se será essa a escolha. Depois de saltarmos do S10 para o S20, não seria de admirar que fosse dado o salto para o S30 já no próximo ano.

É então referido que a sul-coreana está a avaliar a viabilidade desta tecnologia. Caso a Samsung considere viável a sua implementação já em 2021, o próximo membro da família Galaxy S poderá ser o escolhido para a estrear.

Caso isto se confirme, não deixa de ser curioso a Samsung estrear uma tecnologia nesta linha de equipamentos. A sul-coreana tem por hábito introduzir novas tecnologias na linha Note e só depois as transferir para a linha S.

Câmara no ecrã

Esta tecnologia ainda não está pronta para chegar ao mercado

Com a redução das margens dos ecrãs, a localização da câmara frontal dos smartphones tem sido um desafio. Atualmente, temos as notches, os buracos no ecrã ou as câmaras po-up.

Aquela que realmente entusiasma os consumidores é a sua incorporação por baixo do ecrã. A Oppo, por exemplo, já desvendou um protótipo com a tecnologia, porém, ainda não o lançou para o mercado.

O principal entrave à sua implementação é a qualidade das imagens capturadas. Uma vez que o sensor está por trás do ecrã, é necessário conseguir isolar os pixels do mesmo para que o cenário possa ser registado da forma mais fiel possível.

Por muito que esta informação seja prometedora, temos de ter bastante cautela com ela. Embora falte quase um ano para a apresentação do Galaxy S21, a sua fase de produção deverá começar no final deste ano.

Ou seja, a Samsung terá pouco mais de meio ano para conseguir desenvolver esta tão desejada tecnologia. Oxalá o consiga fazer, mas não devemos criar grandes expectativas, pelo menos para já.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.