Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy S21 FE review: surpreendentemente bom para 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 13 min.

O Samsung Galaxy S21 FE 5G foi anunciado no início de janeiro de 2020 como reforço (atrasado) de inverno para o segmento de gama alta a preço competitivo. O telefone tem um preço de venda ao público recomendado de 779 € em Portugal, mas é frequente estar mais próximo dos 500 € consoante as promoções.

Tivemos oportunidade de testar o seu antecessor, Galaxy S20 FE 5G e ficamos positivamente impressionados pelo equipamento e, se não tiverem tempo ou paciência par ler a restante análise, o novo modelo honra este bom legado. Portanto, se o conseguirem encontrar com uma boa promoção, mais próxima dos 500 euros, é uma compra recomendável.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

O ecrã de excelência, a ótima qualidade de som, câmara versátil e boa qualidade de construção são apenas alguns dos destaques do telefone. Com efeito, também o desempenho é de muito boa ordem, com autonomia média e design perfeitamente atual.

Importa frisar que o processador usado é o Exynos 2100 da Samsung na versão disponível em Portugal, não que exista algum contra, bem pelo contrário. Este é um telefone extremamente equilibrado e que se revelou muito agradável de usar no quotidiano.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

A relação preço / qualidade do Samsung Galaxy S21 FE 5G é boa, mas podia ser francamente melhor se trouxesse um carregador na caixa. Ou mesmo uma capa de proteção, já para não falar de uma película de proteção aplicada no ecrã.

Peca apenas por chegar tarde ao mercado, podendo ser ofuscado pelos novos Galaxy S22, ainda que o preço destes esteja noutra escala.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Principais especificações do Samsung Galaxy S21 FE 5G

  • Ecrã: Dynamic AMOLED 2X de 6,4 polegadas com taxa de atualização até 120 Hz
  • Resolução: Full-HD+ de 2 400 x 1 080 pixeis, densidade de pixeis de 411 pixeis por polegada
  • Processador: Exynos 2100 a 5 nm da Samsung (Global)
  • Memória RAM: 6 GB / 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB / 256 GB
  • Bateria: 4 500 mAh de capacidade com carga rápida a 25 W
  • Carregamento sem-fios a 15 W e carregamento sem-fios reverso
  • Câmara principal: Tripla de 12 MP (wide) + 12 MP (ultrawide) + 8 MP (telefoto)
  • Câmara secundária: 32 MP (wide)
  • Sistema operativo Android 12 da Google com a OneUI 4
  • Dimensões: 155,7 x 74,5 x 7,9 mm (altura x largura x espessura)
  • Peso: 177 gramas
  • Conetividade: Dual SIM (nano SIM), Bluetooth 5.2, NFC
  • Cores: Lavanda, Verde, Preto e Branco
  • Certificação IP68 - resistência à água e ao pó
  • Extras: leitor de impressões digitais embutido no ecrã, altifalantes duplos, Dolby Atmos

Unboxing e primeiras impressões do Samsung Galaxy S21 FE 5G

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Extremamente simples. Temos o telefone, o pino de ejeção do tabuleiro para cartões nano SIM, um cabo USB do Tipo C para tipo A, bem como os folhetos de garantia e conformidade. A caixa apresenta-se simples, em cartão e sem nenhum plástico na embalagem.

Quem procura mais proteção terá que adquirir a capa e película à parte. O mesmo se aplica ao carregador / adaptador de parade, sobretudo se quiserem tirar partido do carregamento rápido a 25 W, bem como do carregamento sem-fios a 15 W.

O design vai ao encontro da gama Galaxy S21

Samsung Galaxy S21 FE 5G

  • Dimensões: 155,7 x 74,5 x 7,9 mm (altura x largura x espessura)
  • Peso: 177 gramas

O plástico fosco reveste toda a traseira e manterá o telefone com aspeto limpo. É, com efeito, agradável ao toque e excelente a esconder impressões digitais. O mesmo pode ser dito do revestimento do ecrã com bom tratamento oleofóbico.

Este telemóvel Samsung apresenta cantos arredondados e uma estrutura metálica que transmite confiança. Ao pegar no telefone sentimos uma boa distribuição do peso, sem rangidos, com ótimo feedback das teclas e solidez em todo o produto.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

A potencial desvantagem é a sua construção arredondada que pode facilitar o escorregamento da mão. Isto é, ao ser tão bem rematado nos cantos e estrutura, podemos deixar cair o smartphone se não tivermos algum cuidado.

Importa ainda frisar que o Samsung Galaxy S21 FE pode ser adquirido em três cores, a saber: Lavanda, Verde, Preto e Branco.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Em suma, temos uma muito boa qualidade de construção que ganha pontos extra pela certificação IP68. Este garante de durabilidade é assistido pelo vidro Gorilla Glass Victus a proteger o ecrã, outro grande ponto a favor do Samsung Galaxy S21 FE.

Altifalantes duplos para uma experiência de som estéreo

Samsung Galaxy S21 FE 5G

O Samsung Galaxy S21 FE está equipado com dois altifalantes. O principal está na aresta inferior, ao lado da porta USB do tipo C e do tabuleiro para os cartões SIM. O segundo altifalante está localizado no auscultador voltado para o utilizador.

Temos um ótimo equilíbrio entre ambos os altifalantes apesar de apontarem em direções diferentes. Temos bom volume e mínima distorção mesmo quando aumentamos este parâmetro. É mais um ponto a favor deste smartphone Android.

Botões precisos com ótimo "click"

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Ainda que este ponto possa parecer supérfluo, é também um dos parâmetros que mais rapidamente separam os dispositivos de gama alta dos demais. Sem folgas e com uma agradável sensação ao clicar, também aqui se nota a qualidade do telefone.

Temos ambos os botões (On/Off e Seletor de Volume) na lateral direita. Já o leitor de impressões digitais está embutido no ecrã, também ele rápido, preciso e fiável.

Muito boa qualidade de construção neste smartphone Android

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Todo o telefone espelha a experiência e sabedoria acumulada da marca neste segmento mobile. Aqui, no mais barato dos Galaxy S21 (e também o mais recente), temos uma muito boa qualidade de construção, capaz de aguentar os rigores do quotidiano.

O telefone mostra, contudo, a sua vertente mais económica na traseira em plástico, não sendo isto um aspeto negativo. É virtualmente imune a quebras e não fica suja com facilidade.

O ecrã é de excelência neste Samsung Galaxy S21 FE

Samsung Galaxy S21 FE 5G

  • Ecrã: Dynamic AMOLED 2X de 6,4 polegadas com taxa de atualização até 120 Hz
  • Resolução: Full-HD+ de 2 400 x 1 080 pixeis, densidade de pixeis de 411 pixeis por polegada

Há uma excelente surpresa sempre que se olha para o ecrã deste telefone. Tal como demos a conhecer na 4gnews, este é um dos seus pontos mais fortes e destaca-se da concorrência com grande resolução, muito brilho e riqueza de cor.

Há, com efeito, uma tridimensionalidade e profundidade das imagens que se deve ao grande intervalo dinâmico (HDR10+) nesta "tela" Dynamic AMOLED 2X. As imagens "saltam" para a vida e quase conseguimos sentir as diferentes texturas.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Temos uma alta taxa de atualização até 120 Hz, a definir pelo utilizador em Definições - Visor. Aí podemos fazer a seleção, com a taxa normal (60 Hz) a conservar mais energia. Todavia, o potencial do ecrã é melhor aproveitado com a Alta taxa de atualização.

Em suma, desde cores vibrantes, ótimos ângulos de visualização, grande resolução, brilho forte e adaptativo de forma eficaz, este é um dos melhores ecrãs no mercado. É, muito provavelmente, o trunfo mais notório em todo o Samsung Galaxy S21 FE.

Samsung Galaxy S21 FE

Há, contudo, uma imperfeição a apontar relativamente à taxa de atualização. Em determinadas aplicações como o Twitter e outras apps onde fazemos scroll o ecrã, por vezes, soluça. Isto deve-se à adaptação automática da taxa de atualização do ecrã.

Na prática, sempre que o telefone deteta uma app estática vai abrandar a taxa de atualização. É só quando fazemos o gesto de deslize (scroll) que a taxa de atualização aumenta exponencialmente e este processo é, por vezes, notório.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Acredito que com uma atualização de software a Samsung resolva esta imperfeição que, para alguns utilizadores, pode passar despercebida. É, não obstante, um excelente ecrã em todos os aspetos, sobretudo para quem gosta de ecrãs planos.

Por fiim, damos conta das várias opções de personalização da apresentação como o Brilho (adaptativo), Suavidade do movimento (taxa de atualização), escudo de conforto ocular e o próprio Modo de ecrã (o equilíbrio de cores e de brancos), etc.

Temos uma boa câmara fotográfica no Samsung Galaxy S21 FE 5G

Samsung Galaxy S21 FE 5G

  • Câmara principal: Tripla de 12 MP (wide) + 12 MP (ultrawide) + 8 MP (telefoto)
  • Câmara secundária: 32 MP (wide)

A câmara é extremamente versátil e produz bons resultados na maioria dos cenários. O sensor primário de 12 MP tem objetiva grande angular e abertura focal de f/1,8, isto significa que capta bastante luz, equivalente a boas fotos mesmo à noite.

Temos também uma câmara de 8 MP ultra grande angular (f/2,4) e de 12 MP ultra grande angular com abertura focal de f/2,2. Um trio que nos dá tudo o que precisamos para garantir boas fotos em qualquer situação.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

A aplicação de câmara no Samsung Galaxy S21 FE 5G tem vários dos trunfos dos modelos de gama alta como o modo Single Take (tomada única), ou o modo Noite e modo Pro. Há também uma câmara frontal de 12 MP suficientemente boa.

Apontamos apenas alguma inconsistência nos resultados captados pela câmara ultra grande angular no que respeita ao acerto de brancos e temperatura de cor. Ainda assim, as cores são boas e temos resultados geralmente muito bons também aqui.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

É, contudo, na câmara principal que temos excelentes resultados em praticamente todos os cenários. As cores saltam à vista, os detalhes abundam e praticamente não se encontra ruído digital na imagem, com bom alto contraste e bom intervalo dinâmico.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

As cores no Samsung Galaxy S21 FE 5G tendem a parecer mais quentes do que na vida real. Isto é particularmente notório nos tons de pele. Algumas pessoas poderão querer ajustar este parâmetro (no modo Pro), mas a maioria apreciará os tons quentes.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Em suma, é uma câmara para usar à vontade e deixar o telefone fazer a sua magia. O processamento da imagem produz resultados de excelência sem grande esforço e apenas a câmara zoom (de 8 MP) fica atrás dos demais sensores neste telefone.

Destaca-se também positivamente a câmara frontal para selfies e video chamadas, bem como o modo retrato, além do modo Noite e as várias opções criativas que também podemos explorar nas definições e menu com mais opções.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Sintetizando, no Samsung Galaxy S21 FE 5G encontrarão câmaras muito boas a excelentes para qualquer tipo de utilizador, principalmente o fotógrafo casual. O modo "Single Take" é ótimo para partilhar conteúdo logo em seguida nas redes sociais.

Temos também boas capacidades para a captação de vídeo com qualidade máxima a 4K@30/60 fps. Os resultados são muito bons, com cores vibrantes, bastante detalhe e diversas opções de criação de conteúdo.

Desempenho muito bom no Samsung Galaxy S21 FE 5G

Samsung Galaxy S21 FE 5G

  • Processador: Exynos 2100 a 5 nm da Samsung (Global)
  • Memória RAM: 6 GB / 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB / 256 GB

O Samsung Galaxy S21 FE 5G é um telefone rápido e fluído em qualquer tarefa ou jogo. Mais concretamente, temos um chipset a 5 nm com a seguinte configuração de núcleos: 1+3+4.

Temos 1 x 2.84 GHz Kryo 680 Prime (Cortex-X1), além de 3 x 2.42 GHz Kryo 680 Gold (Cortex-A78), bem como 4 x 1.8 GHz Kryo 680 Silver (Cortex-A55). O telefone tem LPDDR5 RAM e armazenamento UFS 3.1, os padrões mais rápidos disponíveis.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

O Samsung Galaxy S21 FE 5G é um dos telefones mais velozes no mercado para qualquer tarefa. É um bom telemóvel para jogar ou para tarefas mais sérias. Este processador dá resposta a todos os cenários sem nenhum sinal de abrandamento evidente.

Esta versão tem 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno sem possibilidade de expansão com cartão micro SD. Em suma, o desempenho está ao nível dos melhores de 2021, equiparável a qualquer telefone com o Snapdragon 888 da Qualcomm.

Sistema Android 12 com a interface One UI 4 da Samsung

Samsung Galaxy S21 FE 5G

O Samsung Galaxy S21 FE 5G foi o primeiro telemóvel desta marca que testei com a One UI 4, a interface mais recente à data de redação deste artigo. É uma nova vida para os telemóveis Samsung com o Android 12 da Google a vibrar de cor e personalização.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Temos uma interface completamente renovada face à anterior, com as paletas de cor do Android 12 a marcar presença. Temos assim um design pautado pelo Material You da Google, visível nos botões, menus, widgets e, sobretudo, nos temas do telefone.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Sempre que escolherem um papel de parede diferente também podem aplicar uma paleta de cores a condizer. Aliás, podem até mudar o aspeto dos ícones para refletir automaticamente as cores predominantes do wallpaper definido.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Temos ainda um maior destaque dado às permissões a que cada aplicação tem direito e um lembrete visual - no canto superior direito - sempre que uma app tem acesso ao microfone e / ou câmaras do telefone. É mais uma barreira de aviso ao utilizador.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Pela primeira vez em vários anos digo que gostei da interface Samsung tal como ela é. Repleta de opções de personalização, com design cuidado e animações suaves e elegantes. Tem mais controlos e atenção dada à privacidade do utilizador e pouco bloatware.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Todavia, este está ainda presente sob a forma de várias aplicações da Samsung como a sua App Store, ou aplicações próprias que repetem as tarefas de algumas apps da Google. Por outro lado, podemos esquecer que elas existem no quotidiano.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Regra geral a One UI 4 é de muito simples e intuitiva utilização com algumas apps próprias bastante úteis. Temos a "zona segura da Samsung" ideal para guardar alguns dados sensíveis de autenticação como as palavras passe, entre outras credenciais.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Temos ainda o modo DeX para utilizadores mais exigentes que funciona via wireless ou por ligação HDMI. Importa ainda frisar que para tirar partido de todo o ecossistema Samsung é necessário criar conta de utilizador, a Samsung Account.

Boa autonomia de bateria neste smartphone Samsung

Samsung Galaxy S21 FE 5G

O telemóvel Samsung tem uma bateria de 4 500 mAh de capacidade com carga rápida a 25 W, se tiverem um carregador rápido. Não há carregador na caixa pelo que terão comprar um. Por outro lado, o telefone tem uma sólida autonomia de bateria para uso geral.

Sobretudo para quem não joga no telefone, usando-o para redes sociais, chamadas e comunicações, tem quase dois dias de autonomia garantida. Mesmo com algumas horas de jogo temos autonomia para um sólido dia de trabalho.

Samsung Galaxy S21 FE 5G

Em síntese, temos uma autonomia bastante satistatória para um dia e meio de uso, ou quase dois dias se definirmos a taxa de atualização para 60 Hz e não jogarmos no telefone. É um aspeto em que o smartphone não surpreende nem desilude.

A velocidade de carregamento dependerá do carregador que tiverem em casa. Note-se que também tem carregamento sem-fios, merecendo aqui um bónus pelo carregamento wireless até 15 W, desde que também tenham um carregador sem-fios em casa.

Conclusão: uma boa compra se o preço for competitivo

Samsung Galaxy S21 FE 5G

O Samsung Galaxy S21 FE 5G é um ótimo smartphone. Podemos recomendar a sua compra se o valor oscilar entre os 600 euros, com boas promoções a serem frequentes na Amazon.ES.

É um smartphone que preenche em grande, ou certa medida, todos os quesitos essenciais. O design é moderno, a qualidade de construção é boa sem ser excelente (premium), a câmara é versátil e o desempenho muito bom.

Soma-se uma boa autonomia de bateria potenciada pelo carregamento sem-fios, mas sem carregadores na caixa. Em suma, tem uma relação preço / qualidade mediana que, consoante o preço nas lojas, valerá o investimento.

Samsung Galaxy S21 FE

Pontuação 4gnews (de 0 a 10)

Escolhas de design

8

Qualidade de construção

8
Ecrã 9
Qualidade de som 8

Performance / Desempenho

8,5

Interface / UI

8

Câmara

8

Bateria

8

Qualidade / Preço

7
Pontuação 8,1 - Muito Bom

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.