Samsung Galaxy S11 pode ter sensor molecular: conhece os detalhes

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung registou uma nova patente chamada “dispositivo eletrónico que inclui várias fontes de luz”. Este é um dispositivo descrito como um smartphone que contém um espectrómetro infravermelhos, que basicamente é um sensor molecular.

Tal como vemos na imagem abaixo (adaptada pelo Let’s Go Digital), vários sensores em comunhão com a câmara alcançam a espectrometria. Este sensor poderia, por exemplo, ajudar medir o nível de açúcar naquilo que comemos, e é uma possibilidade para o próximo Galaxy S11.

Esta seria uma característica que muitos utilizadores veriam como supérflua. No entanto, poderia ajudar a medir o nível de humidade na pele, bem como outros valores nutricionais.

Quantas vezes não quisemos saber determinado conteúdo de um medicamento – com esta tecnologia pode ser possível ao alcance do smartphone. Além disso, poderia trazer também o benefício de medir a frescura de determinado alimento ou o nível de glucose do sangue. Tudo vai depender de como for implementado.

A Samsung não seria a primeira a trazer a tecnologia num smartphone

Certo é que se a Samsung lançar este sensor no Galaxy S11, não será a primeira a fazê-lo num smartphone. Em 2017, o Changhong H2 foi o primeiro a chegar com um sensor molecular.

Certo é que se a Samsung lançar um dispositivo com esta tecnologia, coloca-a ao alcance de todos. Resta saber se este terá aceitação do público, e em que medida pode subir o preço do dispositivo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Fold: vídeo mostra queda “mortal” do smartphone dobrável
  • Samsung Galaxy Fold 2 vai ser vendido globalmente com preço atrativo
  • Ecrã de Samsung Galaxy Fold novo danificado em apenas 1 dia
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.