A Samsung está prestes a estrear-se no mercado dos anéis inteligentes com o Galaxy Ring. E enquanto isso não acontece, este gadget é já motivo para levar a empresa a tribunal devido àquilo que ela própria espera ser uma guerra de patentes.
Nesse sentido, a Samsung desencadeou uma ação judicial preventiva contra a empresa Oura. Com este processo, a empresa sul-coreana almeja obter uma "sentença declaratória" que a ilibe de infringir quaisquer patentes detidas pela sua rival.
Samsung quer antecipar-se às prováveis ações judiciais desencadeadas pela Oura
A ação desencadeada pela Samsung é pouco habitual, mas revela que a empresa está atenta a este mercado. Ela optou por esta ação judicial porque ela está já a antecipar que a Oura quererá ir para tribunal para tentar travar o sucesso do Galaxy Ring.
O documento preenchido pela Samsung realça o perfil da Oura de processar os seus rivais com base em "recursos comuns a praticamente todos os anéis inteligentes". Em rigor, ela menciona sensores, eletrónica, bateria e métricas provenientes de sensores.
Para sustentar as suas inquietações, a Samsung dá como exemplo casos judiciais que opuseram a Oura a marcas como a Ultrahuman, Circular ou RingConn. Em alguns desses casos, os processos foram desencadeados antes do lançamento dos anéis para o mercado.
Pouco após a apresentação inicial do Samsung Galaxy Ring, a Oura começou logo a tentar "marcar terreno". Em declarações a vários órgãos de comunicação, nomeadamente ao The Verge, a empresa sublinhou a força do seu portefólio de propriedade intelectual.
Já em entrevista à cadeia norte-americana CNBC, a Oura afirmou estar a vigiar de perto o Galaxy Ring. Ademais, ela mencionou que iria "tomar as ações apropriadas" face à eminência da chegada de um novo concorrente.
Este tipo de declarações é visto pela Samsung como uma ameaça de a levar a tribunal por uma razão qualquer inerente às funcionalidades do Galaxy Ring. Afinal de contas, a Oura tem a fama de atacar os seus novos rivais com processos judiciais que tentam minar o seu sucesso no mercado.
Galaxy Ring pode ser lançado para as lojas em agosto
O processo despoletado pela Samsung dá ainda nota do calendário para o lançamento do Galaxy Ring. No documento, pode ler-se que o seu design foi finalizado a meados de maio, que a sua produção começará a meados de junho e o seu lançamento para as lojas é esperado para agosto ou por volta desse mês.
Consta ainda uma captura de ecrã da aplicação Samsung Health onde podemos ver uma opção chamada "Pontos de energia". Esta será baseada em métricas como sono, atividade ou ritmo cardíaco.