E depois do Note 7? Teremos um Samsung Galaxy Note FE? Muito se tem falado sobre a possibilidade da Samsung voltar a lançar o já esquecido Note 7 depois de todo o fiasco em torno dos problemas com as baterias explosivas do equipamento no final do ano passado. Se por um lado foi grande o esforço para fazer esquecer este episódio, por outro o rasto deixado é de certa maneira insustentável. Uma coisa é certa, o dispositivo em si era fantástico a nível de aspecto e performance mas infelizmente padecia de falhas estruturais graves. O mesmo viria ser retirado dos mercados mas poderá agora voltar com o nome Samsung Galaxy Note FE (Fan Edition).
Vê também: unboxing (abrir a caixa) pelo Filipe Alves aqui na 4gnews, a decisão da Samsung de retirar o equipamento do mercado, deixou-nos sem o poder usufruir.
Samsung dedica o Galaxy Note FE aos seus fãs
Depois de toda a agitação mediatica em torno deste fiasco, a Samsung viu-se obrigada a um grande esforço económico para apagar este episódio da sua imagem. Contudo, tudo isto poderá vir de novo à superficie, uma vez que hoje vimos pela primeira vez oficializado o seu relançamento.
Finalmente acabam-se os rumores em torno do destino do Note 7, que tormará então o novo nome de Note F(an) E(dition). O seu lançamento está marcado para o dia 7 de Julho de 2017, poucos meses antes do lançamento do prometido Note 8. Recordo-te que a Samsung fez questão de anunciar pouco depois do fim do Samsung Galaxy Note 7 que a continuidade da gama Note não tinha ficado posta em causa. Uma notícia que veio apaziguar os ânimos dos fãs.
Deverá a Samsung lançar o Galaxy Note FE?
Agora, ao contrário do esperado para o Samsung Galaxy Note 8, o Galaxy Note FE estará apenas disponível em certos mercados, ainda por confirmar. Esta data está apenas confirmada para a Coreia do Sul, mercado interno da Samsung. Muito provavelmente este dispositivo só chegará aos mercados asiáticos para posteriormente não competir com o Galaxy Note 8, por exemplo.
Para o Galaxy Note FE tudo irá agora depender da aprovação das autoridades competentes de cada mercado. Desta vez, será garantido que os equipamentos não terão o mesmo destino que os seus predecessores, uma vez que foram equipados com uma bateria mais pequena e sujeitos aos novos critérios de teste e segurança da Samsung. Em seguida podes ver as características do modelo original.
Características gerais do Samsung Galaxy Note 7 - Galaxy Note FE:
- Ecrã de 5.7 polegadas com Stylus (S-Pen)
- Tecnologia Super AMOLED
- Vidro Corning Gorilla Glass 5
- Resolução Quad-HD 1440 x 2560 com 518ppi
- Processador Exynos 8890 octa-core a 2.3Ghz
- 4GB de memória RAM
- 64GB de armazenamento interno
- Expansível via microSD até 256GB
- Bateria de 3500mAh (Galaxy Note 7)
- Bateria de 3000mAh (Galaxy Note FE)
- Android 6 Marshmallow atualizável para Android 7.0 Nougat (Samsung Experience)
- Câmaras principal de 12MP
- Gravação de vídeo a 4K Ultra-HD
- Câmara secundária de 5MP
- USB do Tipo C
- Sensor biométrico / Leitor de impressões digitais
- Carregamento sem-fios
- Scanner de íris
- Certificação IP68
- NFC
- Samsung Pay
- Variantes com Dual e Single-SIM
- Peso: 169gr
- Dimensões: 153.5 x 73.9 x 7.9 mm
Precisamos mesmo de um Galaxy Note FE?
Caso a gigante sul-coreana tenha efectivamente planos para recolocar o Note 7 no mercado, agora sob o nome Galaxy Note FE, esta seria a melhor altura. Antecipava-se aos Note 8 que já estão na calha, e recuperaria um pouco das atenções dos media que agora se encontram colocadas no OnePlus 5, Xiaomi Mi6 e outras marcas chinesas. Para além disso, a reputação da marca parece ter recuperado, o que não é de estranhar face aos extraordinários Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8+.
Por confirmar, permanece ainda o preço destes equipamentos recondicionados. Novos rumores indicam que ao contrário do que se esperava inicialmente, o preço manter-se-á alto, por volta dos 650-700 dólares, a traduzir-se para o mesmo em euros. A conversão para reais de momento ainda não pode ser feita.
As principais diferenças entre o Note 7 e o Samsung Galaxy Note FE?
Em suma, apesar de nos aproximar-mos a passos largos da apresentação do novo Note 8, a empresa sul-coreana quer voltar a colocar no mercado um equipamento que foi um desastre. O novo Note 7 FE será na sua maioria exatamente igual ao modelo retirado do mercado, porém com algumas modificações que poderão garantir a sua segurança.
Talvez o quesito mis importante seja mesmo a sua bateria menor que a presente no modelo original. Caso estas fugas de informação sejam efetivamente verídicas, o novo Note 7, ou simplesmente Galaxy Note FE virá para o mercado com uma bateria de 3000mAh. Com esta redução na bateria do equipamento, a Samsung parece estar confiante que a mesma seja o suficiente para garantir a segurança que o Note 7 infelizmente não teve. Resta saber como será a sua autonomia.
Confirmando-se estes valores e uma eventual disponibilidade na Europa, vês-te a comprar um Samsung Galaxy Note FE? Deixa-nos a tua opinião nos comentários! Por um lado seria pena não fazer chegar tão belo produto ao mercado. Por outro, tendo em conta a reputação do produto original...
Outros assuntos relevantes