Samsung Galaxy Note 9 sensor biométrico no ecrã
Samsung Galaxy Note 9 será o primeiro com o novo sensor biométrico no ecrã?

O grande objetivo das fabricantes de smartphones é, neste momento, embutir um sensor de impressões digitais por debaixo dos seus ecrãs. Foram já alguns os equipamentos rumorados para contar com esta tecnologia, porém, ainda nenhuma o conseguiu. Para o analista Ming-Chi Kuo, o futuro Samsung Galaxy Note 9 será o primeiro smartphone com este tipo de sensor biométrico.

A principal tendência do mercado mobile este ano é a redução das margens dos ecrãs dos smartphones. Esta manobra torna os equipamentos em causa muito mais elegantes, mas tal vem com alguns sacrifícios, nomeadamente a remoção de botões físicos na parte frontal dos mesmos.

Vê também: Habilita-te a ganhar um Huawei P10 no Patreon da 4gnews

   

O primeiro equipamento que se pensou conseguir adotar um sensor de impressões digitais debaixo do seu ecrã foi o Samsung Galaxy S8. Por razões técnicas, não foi possível à empresa sul-coreana alcançar este arrojado objetivo. Em alternativa, este leitor biométrico passou para a traseira do smartphone, numa localização pouco ergonómica.

Sensor biométrico embutido no ecrã poderá chegar apenas com o Samsung Galaxy Note 9

Durante muito tempo especulou-se que os Samsung Galaxy Note 8 e o Apple iPhone 8 poderiam chegar com esta nova tecnologia. Conforme os rumores mais recentes, tudo indica que estas marcas não tenham sido capazes de desenvolver, de forma sustentável, a nova tecnologia que todos esperamos.

Vimos ainda um protótipo do Vivo Xplay 6 que conta com um sensor de impressões digitais embutido no seu ecrã. Todavia, este não passa precisamente de um protótipo e ainda deverá demorar alguns meses até que esta tecnologia esteja suficientemente desenvolvida para ser utilizada em grande escala.

Quem será o primeiro a embutir um sensor biométrico no seu ecrã?

Assim sendo, impera a tal interrogação sobre quanto poderemos encontrar um sensor biométrico debaixo do ecrã de um smartphone. Para um dos mais conceituados analistas deste mercado, tal marco só será atingido daqui a um ano.


Segundo Ming-Chi Kuo, a Samsung já decidiu que não irá adotar esta tecnologia no futuro Galaxy S9. Ao invés, a empresa coreana irá redobrar os seus esforços para que seja possível incorporar este sensor biométrico no seu Galaxy Note 9.

Ele afirma ainda que a Samsung procura novidades atrativas para o seu Galaxy Note 9, sendo, definitivamente, este o principal ponto de interesse no phablet, caso tal proeza consiga ser atingida.

Este novo tipo de sensor biométrico é, sem dúvida, o Santo Graal do mercado tecnológico atualmente. A empresa que conseguir alcançar este objetivo em primeiro lugar irá arrecadar uma enorme vantagem sobre os seus diretos concorrentes. Resta-nos então esperar para ver quem será a primeira a cortar a linha da meta.

Outros assuntos relevantes:

Google Pixel 2 – Qual será a melhor cor para este smartphone?

Top 5 – novidades que farão da Xiaomi MIUI 9 a melhor de todas!

Como localizar o teu smartphone perdido sem grandes custos