Samsung Galaxy Note 10+ Review | Um smartphone só para alguns!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 6 min.

O Samsung Galaxy Note 10+ é um dos melhores smartphones que podes comprar neste momento. Ponto final. Ainda que não seja um smartphone indicado para todos os utilizadores.

Ou seja, o Note 10+ é um terminal com uma mais-valia chamada SPen. Se procuras realmente algo idêntico a esta SPen, pois bem, ficarás mais do que satisfeito com este gadget. Caso contrário, não há muitas justificações para o comprar. Isto porque o Galaxy S10+, por exemplo, dá-nos basicamente o mesmo que este Note 10+.

Pontos fortes do Samsung Galaxy Note 10+

  • Excelente qualidade de construção
  • Câmaras de qualidade extrema
  • Ecrã AMOLED que fascina com os contrastes
  • Especificações topo de gama
  • Resistência a água e poeiras (IP68)
  • SPen (caneta)
  • Excelente autonomia

Pontos fracos do Samsung Galaxy Note 10+

  • Ligeiramente grande
  • Sensor biométrico no ecrã é lento (ainda que mais seguro)
  • Não tem muitas justificações de compra face ao Galaxy S10+

Precisas mesmo de um Note?

Samsung Galaxy Note 10 + Review

Esta é a questão que precisas de ter antes de comprar este smartphone. Isto porque "não tem muitas justificações de compra face ao Galaxy S10+" como referenciei antes.

Isto é, tirando a SPen não há muito por onde desejar. O ecrã é idêntico, a autonomia também e a qualidade de construção é ela por ela. Carregamento sem fios existem nos dois e por aí fora.

A Samsung não conseguiu destacar o Note como o conseguia fazer. Isto porque este ano tivemos excelentes Galaxy S10. Tão simples quanto isso. Por isso é que acredito que a junção da gama "Note" e gama "S" seria o melhor caminho.

Qualidade de construção e escolhas de design

Samsung Galaxy Note 10 + Review

Não há muito a apontar com o Samsung Galaxy Note 10+. O smartphone é grande e com uma qualidade de construção sublime. A Samsung sabe como fazer smartphones e sei que não ficarás triste com este terminal.

Como sempre, toma em consideração que é feito de vidro. Ou seja, é muito mais elegante, contudo, é também mais frágil. Este tipo de construção permite também carregamento sem fios. Algo que já começamos a estar habituados num topo de gama (cof cof OnePlus).

A ergonomia do equipamento não é a melhor, porém, tens de perceber que este é um Note! Isto é, este é um telemóvel para usar com as duas mãos. A própria SPen é exemplo disso mesmo.

O ecrã do Note 10+ é digno de ser olhado à lupa!

Samsung Galaxy Note 10 + Review

Não há melhor ecrã que os da Samsung. (Quem sabe os LG?). Sinceramente gosto de ambos. A Samsung cria painéis impossíveis de resistir e este Note 10+ é isso mesmo.

Aquilo não parece um vidro! Parece sim uma folha de papel colorida que interage à medida do toque. São poucos os ecrãs assim e não há dia que a Samsung não me fascine com esta característica. Este ecrã tem ainda a possibilidade de utilizar a tal SPen que prometo falar em seguida.

SPen, um desejo eterno... mas só para alguns!

Samsung Galaxy Note 10 + Review

Para perceberes onde quero chegar com a SPen tenho de te contar uma pequena e rápida história. Ao longo da minha utilização tentei usar a SPen o máximo possível. Porém, era "contra-natura" para mim. Não tinha o hábito de a tirar e não via muito propósito.

Contudo, mostrei o smartphone ao meu pai, que curiosamente é um artista Naïf. O homem ficou paralisado no tempo! Sempre (mas sempre) que me pedia o telemóvel era para tirar a SPen e interagir de alguma forma com o equipamento. Foram muitas as vezes que o via a "roubar" o smartphone só para rabiscar mais um bocado!

Não tenho a mínima dúvida, este Note 10+ é o sonho dele e de muitos que adoram este acessório. Por isso é que o digo. Não é para qualquer utilizador.

DeX e ligação ao computador está longe de ser perfeita

A ideia da tecnologia DeX é interessante. Ligas o telemóvel por cabo a um monitor, rato e teclado e tens ali um computador. Contudo, está longe de ser a afirmação mais correta.

Ou seja, não deixa de ser um Android. Não vira um PC Windows do dia para a noite. Isto significa que existem limitações para o que queres fazer. Serve perfeitamente para editar documentos e trabalhar em browser, mas pouco mais.

Câmaras do Samsung Galaxy Note 10+ não te deixarão mal

Samsung Galaxy Note 10 + Review

O novo telemóvel da Samsung dá-nos 4 câmaras no total. Contudo, apenas 3 tem uma função ativa. Ou seja, temos uma lente "normal" uma de "zoom" outra de "grande angular". A última é uma ToF, ou "Time of flight". Esta lente serve para nos dar uma maior noção a nível de distância entre o smartphone e o objeto e auxilia as outras lentes nessa medida. Esta lente é perfeita para Realidade Aumentada ou para ajudar as fotografias em "modo retrato".

Vê exemplos de fotografias aqui

Já as outras lentes farão da fotografia com uma qualidade formidável. Situações a nível noturno a Huawei (P30 Pro), na minha opinião, continua na frente, ainda assim, o Note 10+ tem todo o mérito. Terás fotografias de qualidade e não ficarás desapontado com os resultados.

Sensores escolhidos para a câmara traseira:

  • 12 MP, f/1.5-2.4, 27mm (normal), com estabilização ótica de imagem
  • 12 MP, f/2.1, 52mm (zoom), 2x zoom ótico
  • 16 MP, f/2.2, 12mm (grande angular)
  • TOF 3D

Câmaras frontais:

10 MP, f/2.2, 26mm (grande angular)

User Interface só perde pela Bixby

Samsung Galaxy Note 10 + Review

O Samsung One UI está melhor que nunca. Os ícones são elegantes e o User Interface é simples e prático. Pessoalmente só perde pela Bixby que está situada no canto esquerdo do smartphone.

Acredito que se a Samsung nos desse a opção de ter o Google Discovery seria mais vantajoso para o utilizador. Até porque a Bixby está longe de ser perfeita. Desde recomendações que não quero saber a artigos que não quero ler. Ademais, a quantidade de publicidade nas notícias também não é dos aspetos mais vantajosos.

Desempenho sublime

Samsung Galaxy Note 10 + Review

Não houve uma altura durante estas duas semanas e meia de utilização em que o smartphone tivesse algum problema de desempenho. O Samsung Galaxy Note 10+ é um topo de gama e não há questões sobre isso.

O smartphone dá-nos tudo aquilo que podemos desejar neste momento e será uma compra que te vai durar uns bons anos até que comece a ficar lento.

As especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 6.8″ polegadas Super AMOLED
  • Resolução QHD+ 1440 x 3040 pixels, HDR10+
  • Processador Exynos 9825 a correr 2.73GHz
  • 12GB de memória RAM
  • 256GB / 512GB de armazenamento interno
  • Expansão de memória até 1TB
  • Bateria de 4300 mAh
  • Câmara traseira de 12MP+12MP+ 16MP
  • Câmara frontal de 10MP
  • Dual-SIM ou SIM + cartão MicroSD (até 1TB)

Extras a considerar

Samsung Galaxy Note 10 + ReviewImportante referir a autonomia do smartphone. O equipamento tem uma bateria fantástica que merece ser apontada como um dos pontos fortes. As chamadas, tanto de um lado da linha como do outro, são perfeitas.

Por fim, vale a pena salientar que o equipamento tem resistência a água e poeiras com certificação IP68. Algo que te deixará mais tranquilo depois de o veres a cair na água.

Conclusão, este telefone não é para todos

Chegamos à mesma conclusão do título da review. Este telemóvel é desenhado para alguns utilizadores apenas. Se queres um smartphone porque queres algo novo, o Note 10+ talvez não valha o teu investimento. Salta para um S10+ e ficarás feliz. Porém, se a SPen vai em alguma forma melhorar a tua vida, este é o único smartphone que deves olhar neste momento.

Pontuação 4gnews (de 0 a 10)

Esta pontuação é posta em causa face ao valor do smartphone. Não podemos julgar todos os equipamentos pela qualidade, mas sim pelo que oferecem ao preço que oferecem. Para que um smartphone seja aprovado pela 4gnews necessitará de obter uma pontuação igual ou superior a 7.5.

Escolhas de design 8
Qualidade de construção 9
Ecrã 9
Performance / Desempenho 9
Interface / UI 8.5
Câmara 8.5
Bateria 9
Qualidade / Preço 7

Samsung Galaxy Note 10+

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.