Samsung Galaxy Note 10: Lançar 2 modelos é um erro (opinião)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Já sabemos que a Samsung vai apresentar a sua nova gama de "Note" no início de agosto. Sabemos também que chegarão dois modelos do smartphone. Uma variante chamada Samsung Galaxy Note 10 e ainda uma versão "Plus" do equipamento.

Contudo, é aqui que me debato. Até que ponto vale a pena lançar dois modelos do mesmo smartphone que tem um mercado mais reduzido que o normal? Até que ponto é que os novos smartphones terão um preço mais acessível?

Modelo "Lite" tinha mais lógica que um modelo "Plus"

O Samsung Galaxy Note 10 vai ser um smartphone com um preço a rondar nos 1000€. Até que ponto é que não faria mais sentido trazer um modelo "Lite" para levar a gama e a SPen a mais clientes? O Plus só chega para confundir. Então o Note 10 não será o verdadeiro topo de gama? Será o Plus?

A gama Note da Samsung sempre foi o apogeu de qualidade. Sempre nos deu aquilo que de melhor a marca conseguia fazer. Aliás, era nesta gama (até ao Note 7) que a Samsung nos apresentava sempre as melhores tecnologias e as grandes diferenças. Diferenças essas que eram transportadas para os modelos Galaxy S no ano seguinte.

Preços do Samsung Galaxy Note 10 vão certamente subir

Este modelo "Plus" só vai puxar o preço do smartphone para cima. Muito bem, pode ser que nos dê aquilo que tanto procuramos. Um telemóvel com mais uma câmara ToF (time of flight) que ajuda nas fotos de modo retrato e na Realidade Aumentada.

Contudo, este terminal para ser um "Plus" não poderá trazer só e apenas uma câmara a mais. Teremos certamente uma versão com 5G, 512GB de memória (ou até 1TB) e um ecrã ligeiramente maior. Todavia, tudo isso levará o preço do equipamento ainda mais para cima. A Samsung já parece a Apple!

O problema é que o Note, por si só, já era considerado o modelo "Plus ou Max" - Se me faço entender -. Agora será um "Plus Plus". Um topo de gama melhor que o topo de gama. Para quem? Para quê?

Respeito por uma gama que ninguém consegue copiar

O meu respeito pela Samsung e pela gama Note é enorme. Não há fabricante algum que nos consiga dar um verdadeiro concorrente. Certamente por isso, acredito que a Samsung iria ganhar um bruto mercado com uma versão "Lite".

Porém, compreendo que não queiram assimilar a gama que mais capacidade tem a um modelo de gama média. Por isso também não compreendo o lançamento de dois smartphones topo de gama.

Editores 4gnews recomendam:

  • Aproveita! Xiaomi Mi 9T está com fantástico desconto com este código promocional (Unidades limitadas)
  • Sondagem: Trocarias publicidade por metade do preço da Netflix?
  • Executivo da Xiaomi faz o #BOTTLECAPCHALLENGE com o Redmi K20 Pro
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.