
Quando se trata de auriculares Bluetooth, são muitas as opções disponíveis no mercado. E a Samsung continua a ser uma das marcas a apostar neste segmento. Os Galaxy Buds3 FE são o seu lançamento mais recente e posicionam-se como uma opção mais acessível face ao modelo Pro da marca. Mas o que oferecem estes Buds com um preço de pouco mais de 100 €? Passei as últimas semanas com os Buds3 FE nos ouvidos e agora conto-te a experiência. Spoiler alert: Hey, Google, como vai estar o tempo hoje?
| Característica | Detalhe |
|---|---|
| Conetividade | Bluetooth 5.4 |
| Cancelamento de ruído ativo | Sim |
| Compatível com Android e iOS | Sim |
| Autonomia | Até 6 horas nos auriculares e 24 horas com o estojo e com ANC ativo |
| Cores | Preto e cinzento |
Experiência de utilização: design discreto, conforto assegurado

Os Samsung Galaxy Buds3 FE exibem um design de linhas direitas que é muito discreto. Mas mais importante que isso: este design assenta na perfeição no canal auditivo. Muito graças às hastes mais prolongadas que encaixam bastante bem no ouvido, além de facilitarem os controlos táteis. Mas já lá vamos.
Na caixa, os Buds3 FE trazem dois tamanhos de pontas de silicone. A Samsung não foi generosa, mas por sorte o tamanho mais pequeno está incluído e fui feliz a encontrar o par certo para mim. No telefone Samsung emparelhado está disponível um teste para avaliar se há um bom encaixe ou não no canal auditivo que é muito útil.
Aqui temos certificação IP54 para resistência a água e poeira. Afinal estamos perante um modelo FE acessível e alguns “mimos” perdem-se pelo caminho. Mas estes auriculares aguentam os pingos valentes de uma sessão de treino. O problema é que, com a cabeça a rodopiar, tendem a desencaixar do ouvido.
Quanto ao conforto, esse está assegurado. A ponta de silicone macia não aleija o canal auditivo e a haste mais comprida fica a uma distância de segurança suficiente para não se “cravar” na pele. Em resumo, são bons para usar em sessões mais prolongadas, não deixando marcas posteriores no canal auditivo. Pelo lado menos positivo, não são o modelo adequado para sessões de treino – especialmente as mais puxadas.
Qualidade de áudio e cancelamento de ruído

É na qualidade de som que os Galaxy Buds3 FE brilham. Fornecem um áudio envolvente, nítido e poderoso. Na realidade, não ficam muito atrás dos mais caros Galaxy Buds3 Pro. Obviamente que o modelo mais avançado tem um som mais refinado, mas com estes Buds3 FE a Samsung não abriu mão da qualidade.
Os agudos são nítidos e detalhados e os graves precisos, o que confere uma boa profundidade sonora. Aqui temos áudio 360 que confere a sensação de áudio espacial. Ajudará com certeza a que a qualidade sonora seja tão boa, mas não substitui o tão desejável recurso.
Por sua vez, o cancelamento de ruído (ANC) funciona igualmente às mil maravilhas. Reduz substancialmente o ruído vindo do exterior, mesmo que este seja de uma máquina a funcionar perto de ti ou que sigas numa viagem em transportes públicos. Este modelo FE não tem ANC adaptativo, mas na verdade também não faz falta nenhuma. Tudo porque estes auriculares são mesmo bons a reduzir (e quase eliminar) o ruído exterior. Este será o argumento de venda mais forte da Samsung; não é fácil obter um ANC bom e eficiente num modelo de custo mais acessível, mas com os Buds3 FE a gigante sul-coreana mostra como se faz.
Tudo isto, claro, se os Galaxy Buds3 FE estiverem emparelhados com um telefone Samsung. Basta ir ao menu definições para acedermos a todos os atributos dos auriculares e ajustarmos o som e funcionalidades ao nosso gosto. Com um smartphone Android ou iOS, já não há esta possibilidade, é preciso a app dedicada e ainda assim, não é a mesma coisa. Mais: com estes terminais não Samsung, a qualidade de som é boa, mas parece um pouco abafada face à fornecida por um telefone da marca.
Funcionalidades, chamadas e autonomia

Ainda que estejam posicionados como mais acessíveis, os Galaxy Buds3 contam com funcionalidades muito interessantes e úteis. Os controlos táteis funcionam bastante bem, sendo precisos e responsivos. Muito graças às hastes mais prolongadas que facilitam os gestos, dando mais superfície ao utilizador.
Depois temos também aqui Gemini AI. Basta ativar o assistente, dizendo algumas frases exibidas no ecrã do telefone Samsung para que tudo fique pronto a funcionar. E funciona bem! Um “Hey, Google” faz saltar, de imediato, uma pop-up de pesquisa no telefone. Nos Galaxy Buds3 FE está também disponível o recurso Intérprete IA para ouvir traduções, em tempo real.
Quanto às chamadas telefónicas, os Galaxy Buds3 FE fazem também um bom trabalho neste ponto. A Samsung garante que estão equipados com um modelo avançado de aprendizagem automática que vai conhecendo melhor a voz do utilizador. Pela parte que me toca, desde o primeiro momento que o meu timbre foi logo reconhecido. Em todas as chamadas, ouvi muito bem e o meu interlocutor garantiu-me sempre que ouvia a minha voz nitidamente, mesmo em ambientes mais ruidosos.
Na autonomia, a Samsung avança com 6 horas nos auriculares com ANC ativo que passam a 24 horas com o estojo. Sem ANC, passamos a ter 8,5 horas nos auriculares e 30 horas com a base de carregamento. Pela minha experiência, estes valores verificam-se. Na prática, dão para um dia de trabalho, mas não para uma viagem de avião intercontinental. Mas atenção tens de ter um cabo USB-C para os carregar, visto que não incluem nenhum na caixa.
Os mimos que faltam

Faltam alguns mimos aos Galaxy Buds3 FE para que estes passem ao nível extraordinário. O mais relevante é que aqui não tens ligação multiponto. Não vais alternar entre o PC, telefone e outra parafernália high-tech. Se estiveres bastante comprometido com o ecossistema Samsung, consegues alternar entre o telefone Galaxy e o tablet Galaxy, mas com outras marcas não.
Com todos os telefones, estes auriculares suportam os codecs AAC e SBC. Mas com telefones Samsung suportam também codec SSC – Samsung Seamless Codec. Na prática, para teres áudio sem perdas, equivalente a codecs como o LDAC, tens de conectar os Galaxy Buds3 FE com um dispositivo móvel da Samsung.
Para quem são os Samsung Galaxy Buds3 FE
- Para utilizadores que tenham um smartphone Samsung
- Para utilizadores que dão prioridade ao conforto na utilização
- Para utilizadores que precisam de atender chamadas em modo mãos-livres
- Para utilizadores que querem ANC eficiente, mas que têm um orçamento limitado
Os Galaxy Buds3 não são a melhor opção para utilizadores que querem uns auriculares à prova de treino intenso.
Conclusão

Com os Galaxy Buds3 FE, a Samsung prova que auriculares mais acessíveis podem ser efetivamente bons. Este modelo fornece uma qualidade de som potente, com graves precisos e agudos nítidos. O cancelamento de ruído é excelente, mesmo sem ser adaptativo. Nas chamadas telefónicas, temos o mesmo bom desempenho.
Damos as boas-vindas ao Gemini IA que permite pesquisa rápida, fácil e sem mãos. Um recurso que é muito mais útil do que esperado. O design é elegante, mas mais importante, muito funcional para os controlos táteis e para o encaixe no ouvido e conforto na utilização.
Pela parte menos positiva, faltam alguns mimos. O principal é a ausência de ligação multiponto. No entanto, quando emparelhado com um telefone Samsung permite alternar entre esse terminal e um tablet também Samsung.
Em resumo, estamos perante um bom produto que é uma escolha acertada para utilizadores do ecossistema da marca. Para utilizadores Android e iOS, fornece uma qualidade sonora razoável e recursos q.b.
Confere os melhores auriculares Bluetooth para comprar em 2025 e os melhores auriculares Bluetooth para desporto.
