Samsung Galaxy A71 desilude na análise feita pela DxOMark

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Apresentado em dezembro de 2019, o Samsung Galaxy A71 é um dos gama média mais apetecíveis da sul-coreana. O equilíbrio entre as suas especificações e o preço é bem apelativo, porém, este não é um equipamento para quem gosta de fotografia.

A conhecida plataforma de análises DxOMark teve nos seus laboratórios este Galaxy A71. As conclusões publicadas acabam por ser desapontantes para o que muito esperariam deste smartphone.

Naturalmente que ninguém estava à espera que o Samsung Galaxy A71 alcançasse resultados muito próximos de equipamentos que custam 1000€. O problema é que este gama média não conseguiu superar modelos similares apresentados no ano passado.

Samsung Galaxy A71 ficou-se pelos 84 pontos na DxOMark

A pontuação global obtida pelo Galaxy A71 colocam-no em linha com modelos como o Galaxy A50, Xiaomi Redmi Note 8 Pro ou Nokia 7.2. Em todos os casos, estamos a falar de modelos de anos anteriores e que, supostamente, deveriam ter sido superados pelo novo dispositivo da Samsung.

Algo que contribuiu para estes resultados é a falta de detalhe nas imagens capturadas pela sua câmara. Quando a luz escasseia, os resultados tendem a contar com pouca exposição, para não falar no imperfeito desempenho do seu autofocus.

Ainda assim, o seu sensor principal de 64MP consegue superar equipamentos como o iPhone 11 ou o Pixel 3a com o seu dynamic range. Em todo o caso, devemos mencionar que os seus brancos tendem a ficar um pouco azulado.

Apesar dos louvores mencionados, o caso muda de figura quando saltamos para cenários dentro de portas. Aqui, uma vez mais, a câmara do Galaxy A71 oferece-nos imagens com pouca exposição.

A sua lente grande angular também não tem os resultados mais impressionantes do mercado. A DxOMark notou alguma distorção geométrica, o que não abana em favor desta lente.

Pelo facto de este Galaxy A71 não contar com uma lente telefoto, o zoom oferecido não é do melhor. Ao usar a sua lente de 64MP para o efeito, a falta de detalhe nas imagens é novamente um problema.

Galaxy A71 também não impressiona no vídeo

Passando para o vídeo, este Galaxy A71 volta a sofrer com o detalhe das imagens. A juntar a isso temos algum ruído na imagem, fatores preponderantes para que o smartphone se ficasse pelos 74 pontos nesta categoria.

Em contrapartida. a DxOMark não deixa de louvar a boa exposição quanto a luz não é problema e até o desempenho da sua estabilização eletrónica. Isto para mostrar que nem tudo são más notícias quando falamos na câmara do Samsung Galaxy A71.

Em síntese, este gama média não deve estar na tua lista caso queiras um smartphone para fotografia ou vídeo. Se fores um fotografo ocasional, o Galaxy A71 poderá oferecer-te resultados aceitáveis. Já se fores exigente neste campo, não me parece que venhas a considerar este modelo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy A71 5G é oficial! Conhece o "topo de gama" desta família de smartphones
  • Samsung Galaxy A41 tem preço oficial para a Europa confirmado! Vale a pena considerar
  • Samsung Galaxy S21 poderá trazer uma das tecnologias mais esperadas do momento
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.