O Samsung Galaxy A55 chegou em março deste ano ao mercado, depois de ter gerado bastante expetativa em torno de si. É o mais recente topo da gama média da marca, mas parece que sofre de um problema persistente: o seu leitor para reconhecimento de impressões digitais é “lento” e “pouco fiável”.
Atualizações do sistema não melhoram desempenho do leitor
Ultimamente, as redes sociais estão repletas de utilizadores a queixarem-se de problemas relacionados com o leitor de impressões digitais. E, de acordo com os relatos, nem atualizações do sistema vieram melhorar o problema.
Mas vamos a pormenores. Tal como foi referido, os utilizadores queixam-se que o leitor de impressões digitais integrado no Galaxy A55 caracteriza-se por ser mais “lento” e “pouco preciso”.
Este modelo inclui um leitor ótico para reconhecer e ler as impressões digitais e estes tendem a registar mais questões relacionadas com a velocidade e precisão do que os exemplares capacitivos e ultrassónicos encontrados em alguns smartphones de topo.
Os utilizadores referem ter este problema desde o lançamento do terminal e março. E mesmo depois de instalarem a atualização de segurança referente a abril de 2024, o problema não desapareceu.
Alguns relatos dão conta de que o problema pode ser atenuado depois de se desligar o recurso de desbloqueio facial. Mas ainda assim esta solução não tem resultado com todos os utilizadores, de acordo com os relatos nas redes sociais.
Duas soluções temporárias
Entretanto, nas plataformas digitais, surgiram duas soluções temporárias para resolução deste problema.
É aconselhado que se retire qualquer película protetora do ecrã para que o leitor seja mais rápido e preciso.
A segunda solução passa por apagar o registo de impressões digitais existente e fazer um novo.
Até agora, a Samsung não comentou esta situação e, por essa razão, fica por esclarecer, se a marca está a trabalhar numa solução definitiva para este problema.